Aprenda como PROTEGER as crianças das vilãs da primavera 2023 (doenças)

Setembro é conhecido como o mês de início da primavera. Porém, embora essa seja de fato uma das estações mais belas do ano, ela também representa a necessidade de proteger as crianças de algumas doenças que atuam como verdadeiras vilãs, no que diz respeito à saúde.

Trata-se, inclusive, de doenças bem comuns, sobre as quais praticamente qualquer pessoa já ouviu falar.

Mas quais seriam elas, afinal, e como é possível manter os pequenos devidamente protegidos?

A resposta está no decorrer dos tópicos a seguir.

Aprenda como PROTEGER as crianças das vilãs da primavera 2023 (doenças)
É preciso proteger as crianças também na estação mais florida do ano | Imagem: wirestock / freepik.com

Quais são as doenças mais comuns durante a primavera

Todo pai e toda mãe responsável sabe que precisa proteger as crianças de diversas coisas, durante todo o ano. E, especificamente no que diz respeito à primavera, essa proteção serve para manter os pequenos livres dos tormentos causados por algumas doenças.

E, de modo geral, as doenças que mais se fazem presentes na estação mais florida do ano são:

A asma

Trata-se de uma doença crônica que inflama as vias aéreas, de modo a causar dificuldade de respirar, além de estar atrelada a outros sintomas, como o aperto no peito. Na primavera, especificamente, ela se torna ainda mais grave por conta do pólen presente no ar.

E por falar em dificuldades respiratórias: vale frisar que a rinite e até mesmo outras alergias consideradas sazonais entram nesse contexto.

A conjuntivite

De setembro até dezembro, os casos de conjuntivite costumam aumentar no Brasil, e isso também se deve ao pólen, que causa irritação nos olhos. Embora, claro, ele não seja o vilão dessa história: fungos, bactérias e vírus costumam levar a esta condição de saúde, e o pólen, nesse caso, apenas “piora a situação”.

A catapora

A catapora, por fim, é caracterizada pelas bolhas que surgem no corpo, sempre acompanhadas de muita coceira. Inclusive, a vacina para essa doença é indispensável na hora de proteger as crianças, uma vez que o risco de contágio é alto.

É no começo da primavera e no final do inverno que os casos costumam aumentar.

Veja também: Bebê pode usar travesseiro para dormir? Confira a verdade

Como proteger as crianças dessas verdadeiras vilãs

Como foi possível notar por meio da leitura do tópico acima, boa parte das doenças têm relação direta com o ar, bem como com possíveis fungos, vírus e bactérias que estão presentes neles.

Logo, uma das melhores dicas para proteger as crianças no decorrer da primavera é deixar a casa bem arejada, retirando qualquer foco de umidade dos cômodos, principalmente dos quartos.

Usar protetores antialérgicos nos travesseiros e colchões também é importante, assim como trocar cada colchão e cada travesseiro da forma mais regular possível.

Por fim, ainda nos cuidados dentro de casa, é sempre válida a dica de manter poeira e demais impurezas bem longe, de modo que não gerem crises respiratórias, por exemplo.

E, para finalizar, o ato de proteger as crianças também deve incluir o hábito de fazê-las beber água com frequência (a fim de manter a hidratação em dia) e higienizar muito bem o nariz, para que o desconforto sentido por causa do tempo seco seja menor.

Veja também: Truque revelado: por que embrulhar as chaves do carro usando alumínio

você pode gostar também