Especialistas revelam o jeito certo de tirar a chupeta do bebê

A chupeta, objeto de conforto amplamente utilizado em bebês, requer considerações quando se trata de seu uso contínuo. A Sociedade Brasileira de Pediatria e outras organizações médicas em todo o mundo alertam sobre os riscos associados ao seu uso prolongado.

Especialistas revelam o jeito certo de tirar a chupeta do bebê
Chupeta (Pxhere/Reprodução)

Retirada da chupeta

A retirada da chupeta na infância pode ser uma tarefa desafiadora, mas especialistas pediátricos oferecem orientações para pais que desejam interromper o uso desse acessório. Veja abaixo algumas dicas

Converse com a criança

Explique à criança os possíveis impactos prejudiciais da chupeta, como a afetação da dentição e dificuldades na mastigação. Estabeleça horários específicos para o uso, como apenas à noite, e restrinja o local onde pode ser usada, geralmente em casa.

Substituição gradual

Substitua a chupeta gradualmente por fontes alternativas de conforto e segurança. Isso pode incluir conversas, canções de ninar, histórias, colo ou outros objetos de estimação da criança.

Limitação do uso noturno

Evite que a criança utilize a chupeta durante o sono noturno, removendo-a antes de dormir. Evite pendurá-la na roupa da criança para dificultar o acesso fácil.

Remoção gradual

Retire de forma lenta e gradual, evitando a insegurança da criança. Não estigmatize o uso da mesma, mas explique que ela não é mais necessária.

Sugerindo metas

Estabeleça metas para incentivar a criança a abandonar a chupeta, como passeios especiais ou presentes. Sugira que a mesma seja substituída por algo que ofereça o mesmo conforto e segurança, como a presença dos pais na hora de dormir.

Primeira noite sem

Seja paciente e ofereça conforto alternativo, como a leitura de histórias ou canções de ninar, durante a hora de dormir. Esteja ciente de que as primeiras noites podem ser desafiadoras.

Escolha do momento adequado

Não há um momento específico recomendado para a retirada, mas é importante que os pais estejam bem preparados emocionalmente. Evite realizar a transição durante eventos significativos na vida da criança, como o desfralde, a entrada na escola ou a chegada de um irmão.

Firmeza na decisão

Mantenha a decisão firme e transmita segurança à criança, evitando que ela perceba inseguranças por parte dos pais. Evite retornar a chupeta à criança após a retirada, para que ela se sinta estimulada a seguir em frente.

A retirada pode ser um desafio, mas seguir estratégias específicas pode facilitar o processo. Converse com a criança, substitua gradualmente por outras fontes de conforto, restrinja seu uso noturno e evite retirá-la de maneira abrupta. Estabeleça metas, escolha o momento certo e seja firme na decisão de retirar a chupeta para o bem-estar da criança.

Esteja atento às necessidades emocionais do seu bebê durante esse período de transição e ofereça muito carinho e apoio. Em suma, se você tiver dificuldades ou preocupações específicas, consultar um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil pode ser útil.

Confira mais sobre o assunto no vídeo a seguir:

você pode gostar também