Estas 6 coisas melhoram a memória auditiva dos seus filhos

A nossa memória auditiva é muito importante, principalmente para a criança, já que ela reage aos estímulos auditivos na vigésima semana de gestação, interessante né? Existe um déficit de memória auditiva que pode resultar em alguns problemas na fala ou um vocabulário limitado e um desempenho abaixo na hora de ler e escrever. 

Por mais que as crianças com déficit de memória auditiva escutam bem elas costumam ser distraídas e tem algumas dificuldade para conseguir se concentrar, elas começam a ter dificuldades em seguir instruções com mais de dois comandos, formar palavras e assim por diante. 

Estas 6 coisas melhoram a memória auditiva dos seus filhos
veja o que pode melhorar a audição do seu filho. Imagem: freepik

Opinião de uma especialista 

Anne Surian, que é fonoaudióloga explica que “Quanto mais lúdico, ou seja, quanto mais sentido aquela atividade fizer para a criança, mais fácil vai ser para ela memorizar. Toda contação de história, leitura de poemas, historinha com rimas, música cantada ou brincadeira que envolva ritmo e palavra vai ajudar, tanto na memória auditiva quanto em outras questões da linguagem”. 

6 dicas para melhorar a memória auditiva das crianças 

1. Viagem em pensamento 

Peça para a criança fechar os olhos e pensar em um lugar para onde gostaria de viajar e escolher um objeto para levar. Pergunte o lugar e o objeto escolhido. A partir dessas informações, forme uma frase, repetindo o item e acrescentando um novo.  

2. Que som é esse? 

Pegue objetos que façam sons variados como por exemplo: folha de papel, chocalho, zíper, apito, e fale para a criança fechar os olhos e faça algum som. A criança tem que adivinhar qual é o objeto, depois faça também sons diferentes em sequência para a criança dizer quais foram e na ordem em que foram reproduzidos.  

3 . O que está faltando? 

Faz a mesma coisa da outra brincadeira, só que agora vai repetir a sequência omitindo um dos sons tocados na primeira vez.  

Veja também: Como montar a lancheira saudável do seu filho; veja as dicas

4 . Palavras malucas 

Fale palavras malucas que não existam e peça para a criança repetir uma de cada vez. Ela tem que prestar muita atenção na sequência do som da palavra para memorizar e repetir, é um exercício que vai ajudar bastante. 

5. Era uma vez, um audiolivro! 

Não leia livros impressos, tente oferecer para a criança histórias em áudio. A concentração exclusiva na audição é um ótimo treino desde muito cedo. Aproveite essa técnica. 

6. Música também! 

Se a concentração da criança estiver parecendo “falha”, use uma música. Sons que tenham palavras cantadas ajudam muito no treino de memória auditiva. Toda vez que une ritmo a palavras, ajuda a criança a memorizar e aprender mais fácil. 

Veja também: Quer ter filhos felizes? Harvard aponta qual é o segredo da felicidade

você pode gostar também