Este mensagem É GOLPE no WhatsApp; aprenda a não se dar mal

Viajar todo mundo gosta, mas você já imaginou ganhar passagem aéreas totalmente gratuitas com um simples clique? Realmente para que está sonhando e que a sorte está do seu lado, mas infelizmente a realidade não é tão boa assim. Estamos fazendo esse texto como um alerta. 

Dentro do aplicativo WhatsApp nem tudo que recebe é bom, precisa ficar atento, os golpistas estão se aproveitando e usando técnicas sofisticadas para conseguir enganar os usuários. 

Este mensagem É GOLPE no WhatsApp; aprenda a não se dar mal
Fuja do golpe do WhatsApp. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Cuidado com o novo golpe do WhatsApp 

Como o golpe começa? 

Os golpistas enviam uma mensagem surpresa prometendo prêmios e ofertas que são totalmente gratuitas e com isso conquista muitas pessoas, no entanto, é falso. Eles estão usando o WhatsApp para enganar aqueles que ainda não tiveram acesso a essa informação e pretendem arrancar mais dinheiro. 

O modus operandi dos golpistas 

Os golpistas estão usando a tática de usar algumas datas em especiais, como por exemplo no Dia Internacional da Mulher que enviaram mensagens usando logo de empresas conhecidas e prometendo brindes e promoções. 

E o truque é fazer com que as pessoas enviem uma pequena taxa para o envio do suposto prêmio e assim que fornece os dados bancários os golpistas agem. 

Empresas alertam sobre essas fraudes 

Diversas empresas renomadas estão compartilhando em seus sites e canais de comunicação que já estão cientes desses golpes pelo WhatsApp e que aconselha os usuários a tomarem cuidado. As empresas alertam para confiar apenas em publicações que são de sites oficiais e contas verificadas no WhatsApp, Instagram e Facebook. 

Veja também: As jovens estão enviando o código 9230 no WhatsApp; por quê?

Prevenindo-se contra os golpes:  

  • Desconfie de “Boas Ofertas”: Se você receber uma mensagem com uma oferta extraordinária, seja cauteloso. Ofertas reais são geralmente razoáveis e não exigem compartilhamento de dados bancários. 
  • Mensagens encaminhadas: No WhatsApp as mensagens encaminhadas não são sinônimos de autenticidade. Muitas delas contêm golpes elaborados.  
  • Verifique a origem: Golpistas usam identidades falsas, se passando por grandes marcas. Sempre confirme as ofertas no site oficial da empresa. 
  • Proteja seus dados: Nunca compartilhe informações pessoais ou bancárias, mesmo que a oferta pareça autêntica.  
  • Reconhecendo números falsos: Empresas legítimas raramente usam WhatsApp para promoções.  
  • Exclua mensagens suspeitas: Recebeu uma mensagem duvidosa? Exclua-a e bloqueie o contato. 
  • Contate as autoridades: Se suspeitar, denuncie às autoridades. Você vai estar aajudando a impedir que outros sejam enganados. 

O WhatsApp hoje em dia éum dos apps mensageiros mais utilizado no Brasil, ao mesmo tempo que chama atenção de milhares de usuários também se torna um campo aberto para os golpistas.

Veja também: Quem fizer estas 8 coisas perderá a conta do WhatsApp

você pode gostar também