Estratégias que funcionam para o bebê dormir a noite toda

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde dos pequenos. De fato, a importância do sono na infância é enorme, já que ele atua diretamente no crescimento, na imunidade, no comportamento e no desenvolvimento neurológico dos pequenos. Cada criança tem o seu próprio ritmo. Porém, existem algumas estratégias de como fazer o bebê dormir a noite toda que você pode testar com o seu filho após os 4 meses de idade.

Há também crianças que dormem menos do que as outras, isso é normal. Mas atenção: uma criança com dificuldade para dormir pode ser sinal de que algo está errado.

Saiba quais são as melhores dicas para fazer o bebê dormir a noite toda. | Imagem: Pixabay
Saiba quais são as melhores dicas para fazer o bebê dormir a noite toda. | Imagem: Pixabay

Confira cinco estratégias para estabelecer desde cedo hábitos de sono infantil saudáveis:

  1. Como fazer o bebê dormir sozinho? Coloque o bebê no berço quando ele já estiver sonolento, mas ainda não esteja dormindo completamente. Essa não é uma tarefa fácil, especialmente para as mães que estão amamentando. Mas aprender a identificar exatamente quais são os sinais de sono infantil vai ajudar tanto o seu bebê quanto você a descansar mais facilmente. Bebês que se acostumam a adormecer quando estão sozinhos aprendem a pegar no sono por conta própria.
  2. Como fazer o bebê dormir a noite toda mais facilmente? Se você pular da cama toda vez que ouve algo na babá eletrônica, sem querer, você está ensinando seu filho a acordar mais vezes. Antes de ir até o bebê, espere alguns minutos para dar-lhe tempo de resolver voltar a dormir por conta própria. Também não há problema em regular a sensibilidade do aparelho. Ajuste o volume de modo que você seja alertada quando houver necessidade, mas não escute cada resmungo.
  3. Como fazer a criança dormir e não acordar para mamar? Introduzir a “mamada dos sonhos” (entre as dez e a meia-noite, por exemplo) é outra estratégia de como fazer o bebê dormir a noite toda, já que ele estará mais alimentado. Mantenha as luzes apagadas, tire cuidadosamente o bebê do berço e pegue-o no colo para mamar. Pode ser que ele acorde apenas o suficiente para iniciar a alimentação, mas se não o fizer, encoste gentilmente o mamilo nos lábios do bebê e aguarde até ele pegar. Depois da mamada, coloque-o de volta no berço sem arrotar, para não atrapalhar o sono infantil.
  4. Como fazer o bebê dormir sem precisar trocar a fralda? Resista ao impulso de trocar seu bebê toda vez que ele acorda durante a noite – ele nem sempre precisa e você só vai estimulá-lo a despertar de vez. Em vez disso, use uma fralda noturna de qualidade e quando o bebê acordar, cheire para ver se ela está suja. Mude apenas se houver cocô. Outra dica de como fazer o bebê dormir a noite toda é usar lenços morninhos na hora limpeza, isso evita que ele acorde totalmente durante as trocas noturnas.
  5. Como fazer a criança dormir sem agitá-la? Tente não olhar para o seu bebê nos olhos enquanto o embala. Os pais que estabelecem contato visual com bebês sonolentos, sem saber, os incentivam a acordar. Muitos bebês são facilmente estimulados, por isso quanto mais interação ocorrer entre você e seu bebê durante a noite, mais motivação ele terá para despertar. Evite fazer contato visual ou cantar animadamente. Ao invés disso, mantenha o olhar em sua barriga e acalme-o com uma voz tranquila.

Importância do sono para o bebê.

Assim como o nosso organismo libera hormônios e fortalece o sistema imune enquanto dormimos, o sono do bebê impacta diretamente no seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Dormir melhor é ganhar saúde. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental tanto para os papais, quanto para as crianças.

Saiba mais: Os benefícios do sono para a saúde física e mental

você pode gostar também