Bicarbonato de sódio: como fazer tintura para eliminar os fios brancos

Para a infelicidade de muitas pessoas, os fios brancos são simplesmente uma parte integrante do famoso processo natural de envelhecimento do corpo, sendo que não existe necessariamente uma regra exata, no que diz respeito à previsão de quando eles irão surgir.

Porém, eis uma ótima notícia: quem quer evitar o uso de tinturas de origem química, que definitivamente podem causar danos ao cabelo, pode optar por um perfeito disfarce natural para o tom grisalho, fazendo uso do bicarbonato de sódio.

Este produto tão simples, e que tanta gente costuma ter em casa, é nada menos que um composto natural que tem a capacidade de beneficiar o couro cabeludo e também os fios capilares, desde que seu uso respeite uma proporção correta, de modo a evitar o surgimento do ressecamento e da irritação na pele. Ou seja: se usado de forma excessiva, este produto pode acabar desidratando a fibra capilar, e deixando o couro cabeludo consideravelmente sensível.

As dicas sobre o uso correto estão no decorrer da leitura a seguir.

Bicarbonato de sódio como fazer tintura para eliminar os fios brancos
A fama do bicarbonato também está relacionada aos fios brancos | Imagem: Tamas Pap / unsplash.com

A respeito utilizar o bicarbonato de sódio para disfarçar os fios brancos

Apesar do fato de não existirem evidências científicas mais robustas a esse respeito, existem pessoas que realmente acreditam que o bicarbonato de sódio é benéfico para o cabelo, o que inclui o combate à queda, a remoção das impurezas, o estímulo ao crescimento, o clareamento, o combate à temida caspa e, ainda, a cobertura dos fios brancos.

Existem relatos de quem já tenha usado esse produto para deixar o cabelo grisalho menos evidente, tendo passado a considerá-lo como uma opção realmente eficaz.

Por outro lado, porém, os especialistas fazem o alerta de que o bicarbonato de sódio, por si só, não é capaz de fazer alterações na melanina e, assim sendo, não tem poder de tingir os fios brancos.

Logo, quem escolher fazer o experimento deve ter em mente que se trata de uma opção realmente acessível e natural, mas que deve ser usada com muita cautela, de modo a evitar qualquer dano ao couro cabeludo e ao cabelo em si.

Veja também: Como montar a lancheira saudável do seu filho; veja as dicas

Fazendo a tinta à base de bicarbonato de sódio para disfarçar os fios brancos

O procedimento necessário para a preparação desta tinta é composto de somente 3 passos muito importantes, conforme explicado a seguir:

1.       Misturar shampoo (2 colheres de sopa) com bicarbonato de sódio (também 2 colheres de sopa) dentro de uma tigela, sempre mexendo muito bem;

2.       Aplicar esta mistura nos fios, deixando-a agir entre 15 e 20 minutos. É importante não esfregar, para que o couro cabeludo não fique irritado;

3.       Enxaguar os fios de forma abundante.

Todo esse procedimento deve ser feito apenas semanalmente, uma vez que repeti-lo mais de 2 vez na semana pode ser prejudicial.

Por fim, é importante frisar que cada pessoa tem um couro cabeludo único, e um tipo de cabelo igualmente único. E, por isso, podem ocorrer diversas reações, mesmo quando se trata do uso de produtos naturais, a exemplo do bicarbonato de sódio.

Assim sendo, surgindo qualquer tipo de dúvida ou insegurança, o mais indicado é se consultar com um profissional, antes de dar início a algum tratamento capilar, principalmente quando já existe tendência a alergias.

Veja também: Mais de 50? Modelitos de bermudas para arrasar no calor

você pode gostar também