Você é uma “mãe-tigre”? Sinais indicam que está machucando seus filhos

A falta de um manual para orientar a criação dos filhos tem gerado discussões sobre o conceito da “mãe-tigre”. Tal abordagem se caracteriza por ser autoritária, controladora e por impor uma pressão excessiva sobre os filhos, visando o sucesso nos estudos e na vida.

Entenda o que é uma mãe tigre.
Imagem: cookie_studio / freepik.com

Sobre a “mãe-tigre”

O estigma da “mãe-tigre” envolve, em grande medida, a ênfase nas notas acadêmicas, expectativas de desempenho excepcional e a participação intensiva em atividades extracurriculares.

O termo “mãe-tigre” é utilizado para descrever um estilo de criação que se concentra predominantemente na busca do sucesso acadêmico e profissional das crianças. O cerne desta abordagem reside em impor um alto valor às notas escolares, aliado a expectativas de desempenho que beiram a excelência, além da inscrição compulsória em um leque extenso de atividades extracurriculares.

Em muitos casos, a ênfase nas notas acadêmicas é uma das características proeminentes. Os pais que adotam a perspectiva da “mãe-tigre” colocam um peso considerável sobre a obtenção de notas elevadas como métrica central de sucesso.

Traços perceptíveis 

As expectativas de desempenho extraordinário são frequentemente impostas. Pais que se enquadram no molde da “mãe-tigre” esperam que seus filhos se destaquem em todas as esferas de suas vidas, das atividades escolares às extracurriculares. Eles muitas vezes insistem que seus filhos alcancem níveis excepcionais de competência, frequentemente demandando que estejam no topo em todas as áreas.

Outro traço notável dessa abordagem é a adesão a uma ampla gama de atividades extracurriculares. Pais que se orientam por esse estilo de criação sobrecarregam suas crianças com uma agenda repleta de atividades, buscando, assim, aprimorar suas habilidades. Esta prática conduz frequentemente a agendas extenuantes e a um escasso tempo de folga para as crianças.

Efeitos causados

Apesar de o objetivo aparente ser a promoção do sucesso, essa abordagem também pode dar origem a impactos significativos na saúde mental das crianças. Muitos dos filhos criados sob a égide da “mãe-tigre” enfrentam um alto grau de estresse devido à pressão constante e às expectativas impostas. A ansiedade é outra consequência comum, à medida que as crianças lutam para corresponder as elevadas expectativas.

A auto exigência é frequentemente internalizada por essas crianças, fazendo com que elas estabeleçam padrões irrealisticamente elevados para si próprias e se autocríticas em excesso. A baixa autoestima também pode se desenvolver, visto que muitas crianças criadas sob essa perspectiva sentem que nunca conseguem atender às expectativas impostas.

Esses efeitos podem perdurar na vida adulta, influenciando a saúde mental e o bem-estar emocional dos filhos criados por “mães-tigre”. Muitos adultos que cresceram sob esse tipo de paternidade continuam a enfrentar o desafio de equilibrar suas próprias expectativas internas com a realidade, gerando uma luta contínua em busca do sucesso e da perfeição.

Considerações importantes 

A pressão excessiva e as expectativas impostas por “mães-tigre” são fenômenos que têm atraído crescente atenção da sociedade e de profissionais da saúde mental. É fundamental que os pais e cuidadores considerem o impacto que suas abordagens parentais têm na saúde mental de seus filhos. Embora o desejo de promover o sucesso seja compreensível, é igualmente importante garantir que o bem-estar emocional das crianças seja preservado.

A discussão em torno da criação de “mãe-tigre” destaca a necessidade de equilibrar o incentivo ao crescimento com o respeito pela saúde mental das crianças. Nem todos os caminhos para o sucesso dependem de altas notas ou de uma agenda intensa de atividades. Reconhecer e atender às necessidades emocionais das crianças é fundamental para promover seu desenvolvimento saudável.

A ausência de um manual claro para a criação de filhos deixa os pais com a responsabilidade de tomar decisões informadas sobre como criar seus filhos. A criação de filhos é uma jornada complexa e individual, na qual os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de seus filhos. 

Em suma, cada família deve refletir sobre as melhores práticas de criação que atendam às necessidades únicas de seus filhos, buscando equilibrar expectativas com cuidado com a saúde mental.

você pode gostar também