Significado dos sonhos: o que quer dizer sonhar com a casa suja

A neurociência moderna é um assunto muito interessante que define que os nossos sonhos são formados pelos estímulos aleatórios e que no fundo não possuem significado, por mais que alguns estudos relacionados aos nossos devaneios a emoções sejam experimentados. 

No entanto, dentro dessa pauta, a psicanálise trouxe uma nova interpretação psicológica para os nossos sonhos e que mostra que tem um reflexo do inconsciente.  

Significado dos sonhos o que quer dizer sonhar com a casa bagunçada
veja o que significa sonhar com sujeira. Imagem: Freepik

Opinião de um especialista 

Marcela de Almeida, que é neuropsicóloga disse que “para a psicanálise, os sonhos dão voz ao subconsciente, o que permitirá ao indivíduo um processo de autoconhecimento através de ajuda profissional da saúde”. 

Para Marcela, cientificamente falando, os nossos sonhos não preveem situações nem são revelações, porque são formados a partir de restos de memórias e cotidiano que podem ocorrer coincidências. 

Porém, o universo entre o mundo espiritual e místico não tem correlação nenhuma com a ciência e que depende das crenças e de algumas convicções que são individuais. A espiritualista Kélida Marques comenta “Os sonhos falam uma linguagem simbólica, muitas vezes usando metáforas e imagens que podem não fazer sentido imediato para nossa mente lógica”

Trouxemos no texto abaixo como estes símbolos podem carregar mensagens que revelam percepções profundas sobre como é o nosso estado emocional, além dos medos e desejos. 

Veja também: Estrela de Hollywood abre o jogo sobre maternidade e mulheres se identificam

Sonhar com sujeira e bagunça 

Comentando em cima da semiótica do reino espiritual, a sujeira é considerada e vista como um sinal de impureza, seja no mundo físico ou espiritual. Porém, é importante ressaltar que isso não significa ser algo negativado e vamos explicar o motivo. 

A sujeira (sujidade) também pode representar uma parte pessoal de que precisa ser reconhecida e aceita ou até mesmo purificada. 

  • Purificação e renovação: sonhar com sujeira pode ser um sinal de que você está no processo de limpar velhas feridas. Este sonho pode ser um convite para olhar para dentro, reconhecer essas impurezas e começar o processo de cura hoje mesmo. 
  • Desafios e obstáculos: a sujeira em um sonho pode também representar os desafios que você enfrenta em sua vida diária. Por mais que tentemos, nem sempre podemos controlar tudo ao nosso redor.  
  • Autoaceitação: em um nível mais profundo, sonhar com sujeira pode ser um sinal de que você está lutando com questões de autoaceitação.  
  • Reconhecimento: pode ser um sinal para reconhecer e confrontar aspectos de si que tem evitado ao longo desse tempo. 
  • Transformação: A sujeira é da Terra. Este sonho pode ser um lembrete de sua conexão com o mundo natural e a importância de se manter enraizado. 

Veja também: Sonhou que estava grávida? Saiba o que significa!

você pode gostar também