Populares no Brasil e PROIBIDOS pelo mundo: 3 remédios

Com a evolução da medicina, hoje em dia existe diversos remédios e vale ressaltar que regula o medicamento conforme cada país, ou seja, enquanto alguns remédios são aceitos e muito popular em uma região, em outra é completamente diferente ou até mesmo proibidos por causa de alguns estudos que mostram o efeito colateral e riscos à saúde. 

 O interessante é que aqui em nosso país, o grande mercado farmacêutico permite venda de remédios que são totalmente proibidos em outros lugares do mundo, por isso que hoje trouxemos esse texto para te apresentar 3 remédios que são vendidos no Brasil mas que são proibidos em outros lugares do mundo. 

Com a evolução da medicina, hoje em dia existe diversos remédios e vale ressaltar que regula o medicamento conforme cada país
Conheça remédios que são proíbidos fora do Brasil. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

3 remédios popular do Brasil 

Dipirona  

A dipirona é um dos remédios mais conhecidos e utilizados no Brasil como um ingrediente principal de medicamentos consagrados, como por exemplo: 

  • Neosaldina 
  • Dorflex 
  • Buscopan 
  • Outras versões genéricas 

Essa substância, que ajuda muitas pessoas quando está passando por um momento de dor, está passando por restrições e proibições em alguns países, entre eles estão: 

  • Estados Unidos 
  • Reino Unido  
  • Suécia 

Pois os estudos apontam algumas reações adversas da dipirona e isso inclui também casos graves de choques anafiláticos. 

Diane 35 

Diana 35 é conhecido popularmente no Brasil como anticoncepcional, ele é fabricado pela Bayer e tem como ativos e acetato de ciproterona e etinilestradiol. Porém em algumas nações esses ingredientes são usados para tratamentos de desequilíbrios hormonais, como por exemplo acne severa e algumas manifestações da síndrome de ovários policísticos. 

Na França, esse remédio foi proibido depois de ser ligado a óbitos decorrentes de complicações de trombose. Informamos que é totalmente essencial ter um acompanhamento médico e receita do mesmo para medicamentos hormonais. 

Sibutramina 

Se você é uma pessoa que está buscando a redução de peso com orientação médica, esse remédio é uma opção que tem em grande quantidade no Brasil. A Sibutramina age no sistema nervoso central e amplia a sensação de saciedade. 

Porém não podemos deixar de informar que o seu uso tem cautelas e os países como Uruguai, Estados Unidos e Austrália junto com toda União Europeia proibiram o uso devido um estudo que ligaram a substância com eventos cardiovasculares adversos, principalmente em indivíduos com predisposições cardíacas e a escolha por esse remédio é fruto de uma análise criteriosa entre médico e paciente. 

Veja também: Remédio comum para enjoo pode causar tremores; por quê?

Remédios proibidos no Brasil  

Da mesma forma que existe remédios proibidos fora do Brasil, em nosso país também tem medicamentos suspensos devido as avaliações das autoridades nacionais da saúde sobre a eficácia de tal remédio e um deles é o Modafinil. 

Ele é muito conhecido como estimulante cognitivo, muito usado para tratamento de narcolepsia e outros distúrbios do sono em alguns países, no entanto a Anvisa proíbe a sua venda devido aos efeitos colaterais ligados ao sistema cardiovascular e o potencial de dependência. 

Veja também: Aviso GERAL: 10 chás que não se dão vem com remédios

você pode gostar também