Parto falso? Como saber se chegou a hora de dar à luz

Muitas mulheres que sonham em dar à luz nem mesmo sonham com a possibilidade de que podem passar por um parto falso. E ocorre que, embora não seja preciso haver nenhum tipo de pânico a esse respeito, é extremamente válido obter todas as informações possíveis sobre o assunto.

Afinal, somente desta forma será possível identificar o parto em questão e, ainda, agir de forma a fazer com que tudo volte ao normal o mais rápido possível.

E, no decorrer dos próximos tópicos que fazem parte deste artigo será possível ter acesso a tudo de relevante sobre o assunto.

Parto falso Como saber se chegou a hora de dar à luz
O parto falso pode fazer muita gestante ir para o hospital à toa | Imagem: Anna Civolani / unsplash.com

Qual é o sinal de um parto falso, afinal

Como o próprio nome dá a entender, um parto falso nada mais é do que justamente um episódio no qual a gestante acredita que já chegou sua hora de dar à luz, embora o momento em questão ainda não tenha chegado.

E essa pequena confusão ocorre basicamente por meio de algo muito simples, e necessário para que um bebê possa vir ao mundo: as contrações.

Explicando da forma mais resumida possível, o parto falso ocorre quando a mulher começa a sentir contrações, porém estas são irregulares, sem nenhum padrão, e atingindo sempre a virilha e a barriga.

Estas são as chamadas contrações de Braxton Hicks, e geralmente desaparecem quando a gestante muda de posição ou descansa um pouco. Logo, a dica para a mulher que se encontra nesta situação é de fato descansar, tentar se mover um pouco e, ainda, ingerir líquidos e tomar um banho quente, para se sentir mais confortável.

Veja também: 6 macetes de casa para deixar o celular 10 vezes mais rápido

Como saber quando o parto verdadeiro realmente está para acontecer

Ao contrário do que ocorre no parto falso, no parto verdadeiro as contrações ficam cada vez mais intensas e demoradas, e costumam “circular” das costas até a barriga.

Inclusive, se dentro do período de 1 hora as contrações acontecerem em intervalos de 5 minutos e durarem pelo menos 1 minuto cada, é hora de se dirigir para o hospital.

Além disso, também há a famosa bolsa que estoura quando é chegado o momento de dar à luz. E esse episódio nada mais é do que uma perda de água que acontece pela vagina, e que informa que as membranas responsáveis por “segurar” o líquido amniótico se romperam.

Neste caso, especificamente, é muito válido frisar que a mulher pode chegar a perder até 500 ml de água, e a sentirá em temperatura morna escorrendo pelas coxas. Porém, também são muitos comuns os casos nos quais essa perda é menor, algumas vezes representando apenas uma pequena umidade na calcinha, por exemplo.

E, claro: tudo isso (perda de líquidos e contrações) ocorre somente depois de o tampão mucoso ter sido eliminado, sendo ele uma substância de fato mucosa, que costuma conter uma pequena quantidade de sangue.

É preciso ter atenção, porém, ao fato de que a saída desse tampão não significa que o trabalho de parto já começou. Pode ocorrer de tudo ocorrer em um espaço de tempo muito curto, mas o comum é existir o intervalo de alguns dias entre esse acontecimento e o parto em si.

Veja também: Ovo com casca rachada: posso comer ou devo jogar fora?

você pode gostar também