PORTAS DE MADEIRA brilhando de novo; aprenda o truque de HOJE

Limpar as portas de madeira é uma tarefa essencial para manter a beleza e a durabilidade desses elementos comuns em muitas casas. As portas de madeira são conhecidas por se adaptarem a diferentes estilos arquitetônicos e, embora sejam acessíveis, a falta de manutenção adequada pode fazer com que percam seu brilho original ao longo do tempo.

A poeira, a graxa, as teias de aranha e a sujeira podem se acumular na superfície das portas, comprometendo sua aparência. Por isso, é crucial aprender a limpar portas de madeira de forma adequada para restaurar seu brilho original e manter sua beleza.

Saiba como limpar da forma correta suas portas de madeira e deixe-as com aquela aparência de nova sempre. | Imagem: Pinterest
Saiba como limpar da forma correta suas portas de madeira e deixe-as com aquela aparência de nova sempre. | Imagem: Pinterest

Como limpar portas de madeira natural

As portas de madeira natural, por serem mais porosas, são suscetíveis a manchas escuras ou esbranquiçadas se forem aplicados detergentes abrasivos. Para limpá-los, primeiro retire o pó com um espanador. Em seguida, remova as manchas com uma solução de amônia e água e passe um pano de microfibra limpo e semi-úmido no sentido da fibra para remover quaisquer vestígios de detergente. Para restaurar o brilho, aplique um líquido de polimento ou cera natural no mesmo tom da madeira. 

Como limpar portas de madeira envernizadas e lacadas

As portas de madeira que são envernizadas ou possuem que lacas tem também uma camada protetora. Portanto, o mais importante é evitar danificar esta camada. Retire o pó com um espanador ou pincel e, em seguida, borrife na porta uma solução de 25ml de vinagre de limpeza e 75ml de água. Usando um pano de microfibra, limpe na direção da fibra. Limpe com um pano semi-úmido para remover quaisquer vestígios de vinagre. Este método é eficaz na remoção de manchas de graxa e atua como bactericida. 

Como polir portas de madeira envernizadas

Para devolver o brilho a uma porta de madeira envernizada , massageie toda a porta com um pano fino umedecido em azeite ou produto comercial para polir madeira. 

Como limpar portas de madeira muito sujas

Se a porta de madeira estiver muito suja, misture três colheres de bicarbonato de sódio com um pouco de sabonete líquido e cinco gotas de suco de limão. Aplique a mistura com um pano úmido, esfregando suavemente nas manchas. Depois passe um pano limpo para enxaguar. Se quiser um brilho extra, aplique oxigênio ativo em um pano e esfregue em toda a porta.

Erros comuns a evitar ao limpar portas de madeira:

  • Evite detergentes abrasivos que possam danificar o verniz ou laca das portas.
  • Remova a poeira antes de limpar para evitar riscar a superfície.
  • Use panos macios para não danificar a porta.
  • Seque as portas com um pano de microfibra para remover toda a umidade.

As portas de madeira são uma parte importante da estética da sua casa. 

Saiba mais: Apê pequeno? Estas dicas vão AUMENTAR o ambiente interno; INACREDITÁVEL!

você pode gostar também