Pragas nas plantas: ESTE é o remédio para se livrar de vez

Qualquer pessoa que ame jardinagem já deve ter se deparado com pragas nas plantas em algum momento, sendo que as pragas em questão incluem insetos diversos, até mesmo os mosquitos, e costumam causar danos que não raramente são irreparáveis. E, desta forma, não só prejudicam o crescimento da planta afetada, como podem levá-la à morte rapidamente.

A boa notícia, porém, é que existe um método muito eficaz e simples para se livrar desse tipo de problema: trata-se do inusitado método de plantas fósforos!

Esse material, aplicado em alguns usos domésticos, também oferece benefícios para as plantas, uma vez que libera alguns elementos que atuam a favor do seu desenvolvimento, a exemplo do magnésio, do sulfeto de fósforo, do óxido férrico e do clorato de potássio. Isso sem citar a sua ação eficaz contra as pragas, como os mosquitos.

Mais detalhes sobre esse uso tão interessante do fósforo podem ser conferidos no decorrer dos próximos tópicos.

Pragas nas plantas ESTE é o remédio para se livrar de vez
Com um truque muito simples é possível acabar com as pragas nas plantas | Imagem: wirestock /freepik.com

Um truque inusitado para se livrar das pragas nas plantas

Os mosquitos e outras pragas das plantas são atraídos por odores fermentados e doces. E o fósforo, por sua vez, tem um odor que esses pequenos seres não consideram agradável. Quando os famosos palitos são enterrados, portanto, liberam um cheiro específico que é capaz de afastar as pragas em questão.

Isso sem citar o fato de que o fósforo também consegue deixar o solo com menos umidade, o que é ótimo, quando se considera que a umidade propriamente dita também é um atrativo para mosquitos.

As pragas nas plantas, que incluem cochonilhas, pulgões e ácaros, costumam “sofrer” quando há fósforo na terra, uma vez que os palitos liberam o famoso sulfeto de fósforo, que é tóxico para esses pequenos seres vivos.

E quem deseja ver esse processo tão interessante acontecendo só precisa se atentar a 3 passos, sendo eles:

1.       Enterra entre 10 e 20 palitos de fósforo na terra, em volta da planta que está com pragas;

2.       Regar a planta em questão, de modo que o fósforo seja dissolvido;

3.       Repetir o processo de 15 em 15 dias, até que a planta esteja livre das pragas.

Veja também: Alegria de MUITAS: ela voltou com força total ao mundo das maquiagens

Como o fósforo deve ser usado para manter as plantas fertilizadas

Além de acabar com as pragas nas plantas, o fósforo atua também como um ótimo fertilizante: ele  é um nutriente necessário para que as raízes cresçam, o que definitivamente é indispensável para que as plantas em si se desenvolvam.

Logo, para usar o fósforo como fertilizante, os passos a serem seguidos são idênticos aos ensinados no tópico acima. A única diferença, porém, está no tempo de repetição do processo, que deve acontecer de 3 em 3 meses.

Lembrando que a quantidade de palitos deve ser alterada de acordo com o tamanho do canteiro ou do vaso.

Se for um espaço pequeno, 10 ou 15 palitos bastam. Já se for um espaço maior, entre 20 e 25 palitos serão suficientes. E, por fim, se for um canteiro, entre 50 e 100 fósforos devem bastar.

Veja também: CREDO! É melhor jogar fora o leite que fica guardado assim

você pode gostar também