CREDO! É melhor jogar fora o leite que fica guardado assim

Já parou para pensar onde guarda o leite na sua geladeira? Se a resposta for à porta, é hora de repensar essa prática. Guardar o leite na porta da geladeira pode não ser a melhor ideia.

Qual a melhor maneira de armazenar o leite na geladeira? por que é errado colocar na porta da geladeira? Acompanhe e saiba mais. | Imagem: Edital Concursos Brasil
Qual a melhor maneira de armazenar o leite na geladeira? por que é errado colocar na porta da geladeira? Acompanhe e saiba mais. | Imagem: Edital Concursos Brasil

Por que parar de guardar o leite na porta da geladeira

Oxidação acelerada

A porta da geladeira, é a parte mais frequentemente aberta do eletrodoméstico. Sempre que se pega algo da geladeira ou coloca algo de volta, a porta é aberta. Isso significa que o leite na porta está exposto a variações de temperatura e ao ar quente com muito mais frequência do que se ela estivesse nas prateleiras internas.

Essa exposição constante ao oxigênio pode acelerar a oxidação do leite e, consequentemente, seu processo de deterioração.

Flutuações de temperatura

A temperatura na porta da geladeira é a que mais varia no aparelho. Sempre que a geladeira é aberta, uma quantidade significativa de ar quente entra, e a porta é a primeira a sentir essa mudança de temperatura. O leite, por sua vez, é sensível a essas flutuações e variações bruscas de temperatura, o que pode afetar sua qualidade e validade.

Menos isolamento térmico

Comparada às prateleiras internas da geladeira, a porta geralmente tem menos isolamento térmico. Isso significa que o leite na porta está sujeito a temperaturas menos estáveis e pode ficar exposto a temperaturas mais próximas à ambiente.

Para manter o leite fresco e saboroso por muito mais tempo, é essencial armazená-lo em uma área onde a temperatura seja mais constante.

Então, como deve ser feito?

É importante aprender como armazenar o leite corretamente, para garantir que o alimento permaneça fresco e saboroso por mais tempo, basta seguir estas dicas:

  1. Prateleiras internas: armazene o leite nas prateleiras internas da geladeira, onde a temperatura é mais estável;
  2. Recipiente hermeticamente fechado ou embalagem original: mantenha o leite bem fechado na embalagem original ou transfira-o para um recipiente hermético. Isso ajuda a evitar a contaminação e manter o produto bom para consumo por mais tempo;
  3. Verifique sempre a data de validade: certifique-se de sempre verificar a data de validade do leite e consumi-lo dentro desse prazo para garantir a melhor qualidade.

Saiba mais: Bebê com fome porque o “LEITE É FRACO”: isso existe mesmo? Especialista explica

você pode gostar também