Restaurantes usam estes 5 truques para você pagar mais caro

Se você é uma pessoa que ama comer fora, com certeza tem um restaurante favorito. O hábito de comer fora as vezes é muito bom para conseguir da rotina estressante de dentro de casa, com uma comida e ambiente diferente tudo parece perfeito, porém é preciso saber o que tem por trás dessa gastronomia dos restaurantes, existem muitas estratégias para que as pessoas gastem mais no estabelecimento. 

Se ficou curioso para saber qual o truque, confira o texto abaixo porque trouxemos 5 deles que quase todos os estabelecimentos usam para aumentar a conta do cliente. 

Restaurantes usam estes 5 truques para você pagar mais caro
veja os truques que os restaurantes usam para fazer os clientes gastarem mais. Imagem: Freepik

5 truques SECRETOS dos restaurantes para aumentar a conta do cliente 

  1. O truque do Preço: Começamos com a informação de algo que você talvez nunca tenha notado: que é a ausência do símbolo da moeda nos cardápios. Este pequeno detalhe é uma tática psicológica para fazer os preços parecerem menos intimidantes. 
  1. O Poder do Posicionamento: Comece também a prestar atenção à disposição dos pratos no menu. Normalmente, o item mais caro é colocado estrategicamente no canto superior direito, para capturar a sua atenção inicial. Este é o conceito se chama “âncora de preço”, onde esse prato mais caro faz com que os demais pareçam inferiores em comparação. 

Veja também: Sem criatividade? Veja como empreender pela PRIMEIRA VEZ

  1. O Encanto da Escassez: Alguma vez já se sentiu compelido a pedir o “prato do dia”? É também uma estratégia da escassez em ação. Eles enfatizam que algo é exclusivo ou disponível por um período limitado e assim os restaurantes despertam um senso de urgência, incentivando os clientes a pedirem esses pratos. 
  1. O Aperitivo Estratégico: Aquele pãozinho saboroso que é servido como entrada antes da refeição também tem um propósito maior do que apenas saciar sua fome inicial (que é o que todos pensam). Ele ativa seu apetite, fazendo com que você acabe pedindo mais do que queria. 
  1. A Atmosfera Envolvente:  Uma boa iluminação combinada com música tranquila cria um ambiente acolhedor e que faz a pessoa se sentir mais relaxado, mas também pode induzi-lo a permanecer mais tempo e, consequentemente, consumir mais. 

São pequenos detalhes impressionantes que podem influenciar em nossas decisões quando resolvermos sair para jantar ou almoçar fora. São estratégias dos restaurantes para conseguirem se manter dentro do mercado que é muito competitivo. Os comércios contribuem para termos algumas experiências diferentes, e isso é bom, por isso quando for sair para comer aprecie todo o ambiente que está formado pensando em você. 

Veja também: Por que as cebolas não devem ter ESTAS manchas?

você pode gostar também