Tem atrasados do INSS para receber? Faça isso para acelerar

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável para garantir o pagamento de todos os aposentados e pensionistas do Brasil, porém não cumpre sempre com suas obrigações e isso faz com que gere de uma fila de atrasos nos pagamentos.  

Mensalmente, uma grande quantia é liberada pela Justiça para fazer o pagamento desses atrasados do INSS, pois nesses casos os segurados têm direito de receber todos os valores retroativos, que é referente o valor que ele já devia ter recebido, esse valor pode chegar a R$ 80 mil. 

Se você é uma pessoa que tem direito de receber os atrasados do INSS tem algumas ações que podem te ajudar a fazer isso mais rápido e acelerar o pagamento. Acompanhe o texto que vamos te explicar. 

Tem atrasados do INSS para receber Faça isso para acelerar
Veja como receber os atrasados do INSS. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Como acelerar o pagamento de Atrasados do INSS? 

1. Confira se tem direito 

O primeiro passo é analisar se você realmente tem direito de receber os atrasados do INSS, por isso tem como consultar a situação do seu processo no site do TRF (Tribunal Regional Federal) da sua região. E para poder consultar esse processo, você pode informar o número do CPF ou o número do processo, se por acaso o processo tiver transitado em julgado ou se não tiver mais possibilidade de recurso, tem o direito de receber os atrasados. 

2. Acompanhe a liberação dos valores 

Assim que o processo transitar em julgado, o INSS tem até 60 dias para fazer o pagamento dos atrasados, porém esse prazo é dificilmente cumprido. Para ter um acompanhamento e a liberação dos valores tem como consultar no site do CJF (Conselho da Justiça Federal), mensalmente eles divulgam uma lista com os valores liberados para pagamento de atrasados do INSS. 

3. Contrate um Advogado Especializado 

Escolha sempre ter uma ajuda de um profissional totalmente capacitado, um advogado que tem especialização em Direito Previdenciário vai saber como agilizar a liberação do benefício que está em atraso. 

4. Entre em contato com o INSS 

Caso o seu nome conste na lista de valores liberados, pode entrar em contato com o órgão para pedir o pagamento. Pode entrar em contato pela Central de Atendimento 135 ou ir pessoalmente em uma agência do INSS. 

Caso entre em contato, informe o CPF ou o número do processo, assim o INSS vai informar a data e qual o local do pagamento desses atrasados. 

Veja também: INSS: pacientes com câncer de mama têm ESTES direitos; confira

5. Agende o pagamento 

Assim que informar o INSS que você deseja receber os atrasados eles vão agendar o pagamento e esse pagamento é feito em uma agência do INSS ou através de um depósito bancário. 

6. Receba os atrasados 

No dia que for agendado o pagamento vá diretamente até uma agência do INSS ou uma instituição financeira para receber os atrasados, lembre-se de ir com um documento com foto. 

Veja também: Faça ISSO para receber 2 salários do INSS ao mesmo tempo

você pode gostar também