Maquiagem orgânica: Saiba tudo sobre essa tendência!

A Maquiagem orgânica tem se tornando muito popular. Rapidamente as pessoas estão descobrindo os perigos do uso cotidiano dos cosméticos que são feitos com produtos químicos, muitas vezes cancerígenos.

Maquiagens produzidas pela indústria química causam um impacto severo no meio ambiente, utilizam animais em seus testes e muitas vezes intoxicam a pele de suas usuárias. Além de prejuízos à natureza, essas maquiagens também causam um efeito posterior danoso na pele de suas usuárias mediante a desidratação e intoxicação resultando do seu uso prolongado.

O que é a maquiagem orgânica?

A maquiagem orgânica é unicamente produzida a partir de extratos de vegetais, plantas e pigmentos minerais. Tal composição traz vantagens para quem se preocupa com questões ambientais e bem-estar animal, além de quem quer não apenas resultados imediatos, mas também duradouros em sua pele.

Em primeiro lugar, por possuir ingredientes naturais, a produção da maquiagem orgânica é amplamente considerada menos agressiva do que os produtos utilizados nos cosméticos tradicionais. Isto implica em uma menor agressão ao meio ambiente, pois gera uma menor quantidade de produtos tóxicos e químicos no ar e nas águas.

Além de ser favorável ao meio ambiente, a maquiagem orgânica também não utiliza animais ao longo de seu processo de produção.

A maquiagem orgânica é ainda uma alternativa saudável para a pele de suas próprias usuárias, uma vez que os produtos utilizados são naturais e, por isso mesmo, menos agressivos.

Cuidados na compra de maquiagem orgânica

A Maquiagem orgânica é uma terminologia frequentemente usado para se referir à maquiagem que é composta por ingredientes 100% naturais. Por isto é importante ler os rótulos dos produtos que assim se intitulam, pois alguns casos eles podem não ser realmente orgânicos.

Muitas vezes o rótulo pode nos enganar ao dizer um cosmético é orgânico. Se olharmos com mais atenção, perceberemos que a maioria dos ingredientes existentes são compostos somente por alguns extratos orgânicos. Se uma maquiagem orgânica é 50% natural, irá conter ingredientes químicos que podem ser encontrados na maquiagem tradicional.

Maquiagem orgânica: opções no mercado

Os produtos da maquiagem orgânica mais consumidos são batons, sombras, delineadores e rímel.

Batons

Os batons orgânicos geralmente são compostos por poucos ingredientes, sendo os principais o óleo e a cera. Normalmente a cera utilizada é a cera vegetal ou a de abelha. Já os óleos, utiliza-se o de jojoba e camomila. As cores são feitas de ervas, frutas, verduras, legumes e tantos outros.

Sombras

A sombra é tipicamente feita de ingredientes orgânicos ou naturais que se assemelham aos encontrados em outros produtos como o batom. Esta forma de maquiagem orgânica pode conter várias ceras, óleos, aromas, gostos e minerais, bem como agentes corantes.

Delineadores

Os Delineadores e o rímel geralmente são compostos por cera e corante. Em alguns casos também podem conter óleos naturais, extratos de frutas, flores e ervas, como hibisco ou alecrim.

Conclusão: Maquiagem orgânica para ficar de bem com a vida

Em conjunto, a maquiagem orgânica oferece vantagens importantes para quem busca estar de bem com a vida.

Isto porque a maquiagem orgânica não provoca o endurecimento da pele e, consequentemente seu desgaste e envelhecimento, tal qual se vê em produtos convencionais. Isto quer dizer que a pele não se intoxica com produtos químicos que porventura venham a desidratar a pele.

Por ser produzida por produtos naturais, a limpeza de pele após o uso da maquiagem é mais leve e não exige produtos químicos pesados como comumente se vê em removedores.

Além disso, a maquiagem orgânica não apenas embeleza durante seu uso, mas também após. Isto porque produtos orgânicos utilizados na produção de maquiagem orgânica são nutritivos e hidratantes. O resultado é uma aparência mais saudável e jovial. Ou seja, a maquiagem orgânica torna a pessoa mais atraente.

Post anterior: Clareamento de manchas – O que é? Vale a pena fazer?

você pode gostar também