Você é uma mãe tóxica? Alguns sinais revelam a verdade

Pais tóxicos: o que é isso? Pai ou mãe tóxicos, são aqueles que causam danos à saúde mental do filho, sendo propositalmente ou de modo involuntário, a partir de falas, atitudes e outras formas de externar crenças negativas.

Normalmente, isso é feito através da demonstração do descontentamento em relação ao filho e assim, ao longo do tempo e com a repetição dessas atitudes, a criança sofre um desgaste emocional muito grande. E essa toxicidade dos pais pode causar muitos problemas na criança/adolescente.

CONFIRA: PAIS TÓXICOS – SINAIS DE QUE VOCÊ É UMA MÃE OU PAI TÓXICO

Como saber se os pais são tóxicos?

Atitudes como comparar, culpar, controlar, desrespeitar, cobrar e até humilhar não podem ser recorrentes na relação entre pais e filhos. Conhecidos como pais tóxicos ou pais narcisistas, esse tipo de parentalidade não é saudável e pode impactar negativamente a vida e o desenvolvimento dos pequenos e pequenas.

Como identificar pessoas tóxicas na família?

  1. Manipulação.
  2. Chantagens.
  3. Controle excessivo.
  4. Falta de comunicação.
  5. Discussões e conflitos excessivos.
  6. Níveis elevados de exigências, cobranças e expectativas.
  7. Depreciação.

Como perdoar pais toxicos?

Você pode pedir ajuda. Você pode pedir a ajuda de um psicólogo para tentar se entender com os seus pais tóxicos e conseguir perdoá-los. A terapia focada na família é uma maneira de iniciar um diálogo sincero e de coração aberto com os seus pais, tendo um profissional experiente como mediador.

Saiba mais: Impacto de pais narcisistas nos filhos; veja quais são

você pode gostar também