Quer ficar mais jovem? basta dormir direito; entenda

Dormir bem desempenha um papel essencial no enfraquecimento do processo de envelhecimento das células do corpo. Entenda!

Dormir bem é crucial para a saúde e a prevenção de doenças, além de aprimorar a concentração, o raciocínio e a memória. A Universidade de Geórgia respondeu a uma pesquisa que demonstra que manter uma rotina de sono adequada pode retardar o envelhecimento precoce e enfraquecer o envelhecimento das células.

Dormir bem desempenha um papel essencial no enfraquecimento do processo de envelhecimento das células do corpo. Entenda!
Dormir (Pxhere/Reprodução)

Sobre o estudo 

Neste estudo, mais de 6.000 adultos com uma média de 50 anos foram analisados. Os resultados revelaram que indivíduos com horários irregulares de dormir aparentavam ser biologicamente mais velhos em comparação com aqueles que mantinham rotinas regulares de sono.

As mudanças no relógio biológico interno têm o potencial de interromper os mecanismos responsáveis ​​por coordenar o envelhecimento das células do corpo, dos órgãos, da pele e dos cabelos. A recomendação da National Sleep Foundation é que os adultos desfrutem de 7 a 9 horas de sono por noite. Crianças e adolescentes, por sua vez, podem precisar de mais tempo de sono. 

Dormir: Entenda os benefícios 

Os benefícios de uma boa noite de sono se estendem ao funcionamento do cérebro, à saúde mental, à saúde física, à restauração celular, à eliminação de toxinas, ao fortalecimento do sistema imunológico e ao funcionamento do coração.

A importância do sono na saúde e prevenção de doenças

Dormir é uma necessidade fundamental para o corpo humano. Além de proporcionar descanso, o sono desempenha um papel crítico na manutenção da saúde e na prevenção de doenças. Quando uma pessoa não dorme o suficiente, o funcionamento do corpo é prejudicado, afetando a concentração, o julgamento e a memória.

Essa relação entre sono e saúde é objeto de estudo constante na comunidade científica.

O impacto do sono irregular no envelhecimento biológico

O estudo envolveu uma análise de dados de mais de 6.000 adultos, com uma idade média de 50 anos, que participaram da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos. Todos os participantes utilizaram equipamentos para medir sua atividade física ao longo de uma semana.

Com esses dados, os cientistas puderam avaliar os níveis de exercício e o envelhecimento biológico dos indivíduos. Além disso, amostras de sangue foram coletadas dos participantes para estimar a idade biológica de cada um.

Os resultados foram impressionantes, os indivíduos que não mantêm rotinas regulares de sono, incluindo aqueles que têm o hábito de dormir e acordar em horários diferentes nos finais de semana, apresentam variações significativas na idade biológica. 

Em média, eles são biologicamente quase um ano mais velhos do que os que seguem uma rotina de sono consistente.

Saúde física e mental 

O ato de dormir desempenha um papel fundamental no funcionamento do cérebro. Ele melhora a memória, a atenção e a capacidade de resolução de problemas. Além disso, o sono adequado está associado a menores problemas de saúde mental, onde pessoas que dormem mal têm até 10 vezes mais chances de desenvolver depressão.

Vale destacar que, a importância de dormir também se estende à saúde física. Durante o sono, o corpo tem a oportunidade de restaurar células danificadas, eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico. Isso, por sua vez, contribui para um funcionamento cardíaco mais saudável.

Quer entender melhor a importância de dormir? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também