De volta aos 80’s: power dressing é a grande tendência

Desvendando o poder da elegância: O retorno triunfal do power dressing na moda contemporânea!

O fenômeno do power dressing, que teve seu início nos últimos anos da década de 1970 e atingiu seu auge na vibrante era dos anos 1980, emerge novamente como uma influência marcante e dinâmica na cena da moda contemporânea.

Desvendando o poder da elegância: O retorno triunfal do power dressing na moda contemporânea!
Moda (Pixabay/Reprodução)

Propósito do estilo e origens

O propósito singular do power dressing é empoderar mulheres por meio de expressões visuais, este estilo distinto se destaca por suas silhuetas definidas e elementos que remetem ao guarda-roupa masculino. Este ressurgimento não é apenas uma lembrança nostálgica, mas uma reinterpretação sagaz de uma linguagem visual que transcende as barreiras do tempo.

O power dressing, como movimento cultural e estético, teve suas raízes fincadas no final dos anos 1970. Contudo, foi nos anos 1980 que se desenvolveu de maneira mais pronunciada, tornando-se uma resposta visual à necessidade de empoderamento feminino, especialmente no ambiente de trabalho.

Com suas silhuetas definidas, que muitas vezes incorporavam traços exagerados do guarda-roupa masculino, o estilo buscava conferir às mulheres uma presença imponente e autoritária. Nessa época, a moda não era apenas um meio de expressão estética, mas uma ferramenta de afirmação de identidade e igualdade.

Famosas que adotaram a tendência 

O legado do power dressing perdura através de figuras proeminentes da atualidade que o adotam como parte integral de sua imagem pública. Victoria Beckham, conhecida por sua estética sofisticada, e Hailey Bieber, uma influenciadora e modelo em ascensão, destacam-se como exemplos contemporâneos que incorporam elementos do power dressing em seus guarda-roupas.

Recentemente, Hailey Bieber foi vista em Nova York usando um casaco vintage com ombros proeminentes e lapelas largas, recriando, assim, a essência marcante do estilo.

Adaptação para o verão

A versatilidade do power dressing é evidente na maneira como se adapta às mudanças sazonais, especialmente durante os meses mais quentes do verão. Minissaias e shorts se tornam peças-chave, proporcionando não apenas uma estética visual, mas também uma solução prática para as altas temperaturas.

A combinação estratégica de peças mais ajustadas com sobreposições, como blazers e camisas em dimensões ampliadas, destaca-se como uma abordagem eficaz para integrar o estilo durante o clima mais quente.

A terceira peça, seja ela um blazer de corte imponente ou uma camisa em tamanho generoso, não apenas adiciona um toque estilizado, mas também oferece uma versatilidade única para diferentes ocasiões.

Estilo atemporal

O fundamento do power dressing reside na habilidade de realçar a elegância através da combinação inteligente de peças já existentes no guarda-roupa. Essa abordagem não apenas se alinha com a sustentabilidade na moda, mas também destaca a atemporalidade do estilo.

Ao mesclar elementos clássicos com nuances contemporâneas, o power dressing transcende as limitações temporais, proporcionando uma expressão de moda que é tanto duradoura quanto relevante. A elegância e sofisticação resultantes são transferíveis para diversos ambientes, desde o contexto profissional até as atividades diárias.

Impacto e influência social

Além de seu impacto na moda, o power dressing carrega consigo uma dimensão social significativa. Ao oferecer às mulheres uma linguagem visual que exala confiança e autoridade, o estilo contribui para a desconstrução de estereótipos de gênero e promove uma visão mais equitativa da moda.

O ressurgimento do power dressing na moda contemporânea não é meramente uma nostalgia estilística, mas sim uma reinvenção propositada e perspicaz de um movimento que continua a transcender o efêmero das tendências. Suas origens profundas, seu propósito de empoderamento, as inspirações fornecidas por figuras proeminentes e sua adaptação inteligente para diferentes estações evidenciam a resiliência e a relevância duradoura desse estilo distintivo.

Enquanto mulheres modernas incorporam o power dressing em suas vidas diárias, não é apenas a moda que se destaca, mas uma afirmação contínua de força, confiança e igualdade. O power dressing, como uma linguagem visual, não apenas redefine o modo como nos vestimos, mas também desafia e molda as narrativas sociais em constante evolução.

Buscando mudar de visual? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também