O que é e o que faz um odontopediatra?

A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia que visa os cuidados dos pequenos, tratando as crianças desde os primeiros meses de vida até a adolescência. 

Odontopediatra

Essa especialidade é essencial para que toda a arcada dentária tenha um bom desenvolvimento e para que a criança cresça aprendendo a importância de uma boa saúde bucal.

Neste artigo, vamos falar sobre essa especialidade para te ajudar a entender como a odontopediatria é importante na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Continue lendo!

O que é a odontopediatria?


Ao contrário do que muitos pensam, um odontopediatra não cuida apenas de crianças pequenas.

É possível acompanhar adolescentes durante a troca de dentes e até mesmo, auxiliar nos primeiros procedimentos, como a colocação de aparelho ortodontico no momento em que os dentes permanentes já nasceram.

Além disso, uma gestante pode se consultar com um odontopediatra para fazer todo o seu pré-natal odontológico.

Afinal, sabemos que neste período de gestação, existem diversas dúvidas sobre a própria saúde da mulher, mas também, como cuidar da qualidade de vida do feto.

Dessa maneira, um odontopediatra cuida da saúde bucal desde a gestação até a adolescência.

Cabe ressaltar que essa é uma especialidade integrada, afinal, ela abrange procedimentos cirúrgicos, ortodônticos, preventivos e restauradores.

Por exemplo, caso você tenha um filho que precisa realizar uma restauração, é possível que ao pesquisar por “restauracao de dente quanto custa”, seja possível agendar com um odontopediatra.

Quais são os principais cuidados da saúde bucal infantil?


É fundamental que os responsáveis comecem a higienizar a cavidade bucal a partir do momento em que a alimentação não seja apenas o leite materno.

Afinal, mesmo que não haja o surgimento dos dentes, é possível que bactérias se acumulem na gengiva, causando inflamações.

É possível utilizar uma gaze umedecida e passar em toda a gengiva do bebê e também no céu da boca.

Conforme o crescimento dos dentinhos vai acontecendo, é preciso começar a inserir a escovação. Por isso que o acompanhamento do odontopediatra é tão importante.

Afinal, nada melhor do que receber as diretrizes corretas sobre qual o melhor creme dental e o tipo de escova.

Vale ressaltar que, além disso, é preciso ter alguns cuidados como:

  • Ter frequência na escovação;
  • Utilizar fio dental;
  • Não consumir doces em excesso;
  • Diminuir a ingestão de alimentos com corantes.

Além disso, a criança tende a ser um espelho do comportamento dos responsáveis.

Por isso, é importante incentivar uma boa higienização e também naturalizar a ida ao consultório odontológico.

Quando você for ao dentista, mesmo que para uma consulta a fim de saber quanto custa um clareamento dental, se possível, leve o seu filho e converse abertamente sobre como será o procedimento.

Ter momentos lúdicos no dia a dia, como brinquedos educativos sobre a saúde bucal, músicas temáticas e até mesmo, itens dos personagens favoritos também pode ser uma ótima maneira de evitar que o seu filho desenvolva medo do dentista.

Desse modo, quando ele crescer e precisar fazer procedimentos como um tratamento de canal, será muito mais fácil de encarar. Uma vez que os ensinamentos na primeira infância são levados para a vida toda. 

A prevenção é o melhor remédio!


Por meio de um acompanhamento com um odontopediatra, é possível prevenir que a criança desenvolva graves problemas futuramente.

Isso porque a cada consulta o profissional ensina como cuidar da higienização e, até mesmo, quais são os alimentos que auxiliam no cuidado com a saúde bucal.

Por isso a consulta preventiva regular é tão importante.

Afinal, ao invés de ter que ir ao consultório para resolver problemas como a cárie ou a periodontite, as visitas serão apenas para checagem.

Durante essas consultas é possível detectar problemas como dentes desalinhados, mordida cruzada e até possíveis dificuldades na fala causados pelo freio preso.

Desse modo, a reversão destes casos será muito mais rápida e eficiente.

Considerações finais


Como você pôde ver, o acompanhamento com um odontopediatra não acontece apenas quando a criança já está andando e comendo apenas alimentos sólidos.

É importante que os cuidados comecem ainda na barriga da mãe.

Dessa maneira, a criança não precisará sofrer com problemas como a má formação devido ao uso de chupetas e mamadeiras.

Portanto, se possível, agende agora mesmo uma consulta com um odontopediatra e garanta que a saúde bucal de seu filho(a) seja de qualidade!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.
Postagem Anterior Próxima Postagem