Atividades para autista para melhorar o aprendizado e a autoestima

As atividades para autista são fundamentais no desenvolvimento da criança com autismo. Afinal, os autistas precisam de inúmeras adaptações no seu processo de ensino e aprendizado.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Como tal, possui diferentes graus e afeta cada um de seus portadores de diferentes formas. O que inclui déficit na comunicação, dificuldade de interação social e problemas de aprendizagem.

A criança autista também costuma ter comportamentos repetitivos estereotipados. Além de interesses únicos por atividades específicas, enquanto deixam outras áreas do conhecimento de lado.

Tudo isso requer atividades para autista que trabalhem a autoestima e melhorem o aprendizado da criança.

1. Atividades para autista com fotos e imagens

Essa é uma atividade para trabalhar a memória e a abstração das crianças autistas. Portanto, ela é bem simples, mas bem eficaz para esse público.

O que você precisa é de algumas fotografias com pessoas que a criança consiga reconhecer. Por exemplo, fotos de família. Ou, de imagens com personagens infantis que a criança também possa reconhecer.

Então, disponha as imagens diante da criança em uma mesa e peça que ela identifique cada pessoa ou personagem. Para isso, a criança deve dizer o nome das pessoas ou dos personagens.

Para complementar atividade, você pode pedir para criança contar algumas coisas sobre as pessoas ou personagens. Por exemplo, peça a criança contar uma história que tenha acontecido com as pessoas da foto.

Pode ser qualquer coisa, por mais simples que seja. O importante é estimular o autista a falar, interagir e memorizar.

2. Atividades para autista com jogos educativos

Normalmente, a criança autista tem grande dificuldade em acompanhar o processo tradicional de ensino. Portanto, o uso de atividades lúdicas e objetos lúdicos é importante.

Uma boa ideia é levar um quebra-cabeça adequado a faixa etária da criança. Outra boa atividade simples de fazer é a massa de modelar.

Nesse caso, você pode deixar a criança livre para modelar as formas que ela quiser. Mas, também pode usar a massinha como uma forma de ensinar conteúdos educacionais. 

Para isso, peça que ela modele formas que sejam de acordo com o conteúdo ensinado. Por exemplo: se a criança está aprendendo sobre a vida animal, peça para ela modelar alguns bichinhos.

Essas atividades trabalham a memória e a coordenação motora da criança. Ambos aspectos básicos para o desenvolvimento saúde dos autistas.

3. A caça ao tesouro

Esconda um objeto de recompensa em algum lugar da sala de aula ou em algum lugar da casa. Esse objeto pode ser um doce ou um brinquedo. Ou seja, algo que anime a criança a procurar.

Então, faça um mapa com a localização do Tesouro e entregue a criança. A tarefa dela é localizar o objeto para que possa ficar com ele.

Lembre-se: se você vai fazer essa atividade em grupo na escola, o ideal é incluir uma recompensa que possa ser dividida.

Essa atividade vai tirar o autista da zona de conforto, incentivar a interação social, e a sua capacidade cognitiva. Portanto, vale a pena investir nesse pequeno jogo didático.

4. Atividades para autista para estimular o tato

Tudo que você precisa fazer nessa atividade é pegar uma caixa de sapato e um objeto seguro para o toque. Então, faça um pequeno buraco na caixa e coloque o objeto dentro.

O buraco deve ser grande o suficiente para a mão da criança, mas não deixe que ela veja o que tem dentro da caixa. Pois, para descobrir, ela deve colocar a mão e tocar o objeto até adivinhar.

Se a criança conseguir, comemore com ela para incentivá-la. Mas, caso ela não consiga, você pode mostrar o objeto. E tentar novamente com outra coisa. 

Dicas finais

O mais importante ao realizar atividades para autista é a persistência. Afinal, nem sempre a criança vai responder da forma que o professor ou os pais esperam.

Logo, se o seu filho ou aluno não conseguir completar a atividade. Ou até não ficar interessado, não desista. Incentive a criança a continuar, e tenha paciência.

Espero que você tenha gostado das dicas de atividades. Qual foi a sua preferida? Comente!

Post anterior: Curso de maquiagem profissionalizante: melhores de 2022

você pode gostar também