Menstruação atrasada – Causas comuns e o que fazer

Sua menstruação está atrasada e você não sabe quais são os motivos mais comuns que podem estar causando esse problema?

A menstruação atrasada, quando aliada a uma vida sexual ativa e ao não uso de métodos contraceptivos, pode acabar sendo um dos principais sintomas de gravidez que costuma alertar as mulheres.

Porém, além disso, a menstruação atrasada também pode acontecer por diversos outros motivos, e essa preocupação com uma possível gestação, não ser a razão pela qual ela está acontecendo com você.

O atraso na menstruação pode ir desde poucos dias, como 1, 2, 5 dias, como até mesmo de 1 a 2 meses. Após passar de 3 meses, o ideal é que seja procurado um médico para descobrir o que está causando isso.

Muitas mulheres ainda, tem o ciclo irregular, o que dificulta e expande ainda mais as possibilidades. Por isso, separamos a seguir algumas das causas comuns da menstruação atrasada e o que fazer quando isso acontece.

Vamos descobrir?

Causas mais comuns da menstruação atrasada

Se houve contato íntimo desprotegido alguns dias antes da menstruação atrasada, existe a probabilidade de gravidez, sendo recomendado fazer um teste, que pode ser comprado nas farmácias.

Se a menstruação está atrasada e a mulher já realizou pelo menos 2 testes de gravidez no último mês, com 7 dias de intervalo entre a realização dos testes, e o resultado tenha dado negativo, é muito provável que não seja gravidez e o atraso na menstruação possa estar sendo causado por outras situações, como:

1- Exercer atividade física em excesso

O exercício de atividade física é importante, mas em excesso pode trazer mudanças hormonais que levem a atrasar a menstruação.

2- Mudanças no seu sistema reprodutor

Algumas mudanças no sistema reprodutor, como endometriose, síndrome do ovário policístico e etc, podem causar mudanças nos hormônios que interferem na regularidade da menstruação.

3- Pílula de uso contínuo

Seja a pílula, ou demais anticoncepcionais de uso contínuo, como fornecem diariamente e sem pausas hormônios ao organismo da mulher, impedem que ocorra a menstruação.

Ainda assim, pequenos sangramentos ocasionais podem ocorrer.

4- Realizar dietas muito restritivas

Essa prática pode gerar atrasos ou até ausência na menstruação, pois a pequena reserva de nutrientes mantida no corpo, irá ser direcionada para as funções mais importantes.

5- Mudanças no hipotálamo e hipófise

O hipotálamo e a hipófise são glândulas que estão localizadas no cérebro e que são responsáveis pela regulação dos hormônios sexuais. Doenças que causam alterações nestas glândulas podem levar a oscilações no ciclo e, consequentemente, atrasos ou antecipação da menstruação.

6- Pré menopausa

Quando a menopausa da mulher se aproxima, a menstruação atrasada e falhas na menstruação são fatores comuns que podem acontecer.

Em alguns casos, há também mulheres que tem a menopausa precoce, antes da idade em que ela tende a acontecer, por isso é importante ficar atento. Uma dica é conversar com a mãe, avó e etc, pois esse é um fator, normalmente, hereditário.

7- Pós parto

Após o parto, a menstruação da mulher só deve voltar quando ela parar de amamentar. Porém, isso não significa que neste momento os cuidados e uso dos métodos contraceptivos não são necessários. Caso a mulher não deseje engravidar novamente, deve utilizá-los para evitar uma nova gravidez.

A menstrução atrasada pode ser causada por fatores psicológicos?

A resposta inicial é não. Embora algumas situações possam afetar negativamente o seu bem-estar geral, não é uma das principais causas de menstruação atrasada.

Como vimos anteriormente, na verdade, a menstruação atrasada é mais comumente causada por fatores fisiológicos, como alterações nos níveis de hormônio ou problemas relacionados ao ovário. Se você estiver menstruando regularmente e, de repente, se atrasar, é importante consultar o seu médico para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado

No entanto, o estresse pode desempenhar um papel na menstruação atrasada de outras formas. Por exemplo, uma mulher pode menstruar regularmente em um período de muito estresse ou ansiedade. Quando as coisas se acalmam, sua menstruação pode se atrasar. Esses casos são relativamente raros, mas podem acontecer.

No geral, é importante lembrar que o estresse afeta cada mulher de uma forma diferente e que não há nenhuma maneira certa ou errada de lidar com ele. Se você estiver menstruando regularmente e se sentir muito estressada, é importante consultar um médico para identificar a causa dessa sensação e iniciar um tratamento adequado.

E então, gostou das nossas dicas de hoje sobre as causas comuns da menstruação atrasada?

Utilizando como base todas essas dicas e informações, você poderá se conhecer melhor e ter uma maior garantia, ficando mais confortável e tranquila no dia a dia.

Caso você tenha se interessado por esse artigo e por temas voltados a gestação, bebês e crianças, além de todos os melhores produtos infantis, modelos, cores, estampas, acessórios e etc, com preços mais acessíveis do mercado, que você encontra no site da Boutique Baby, acesse e confira tudo o que eles têm a te oferecer!

você pode gostar também