Ultrassom endovaginal para que serve?

A ultrassonografia transvaginal, também chamada de ultrassom endovaginal, é uma varredura da vagina, útero, trompas de Falópio, ovários e bexiga. Este teste pode ser usado para examinar anormalidades reprodutivas. Um transdutor (um instrumento semelhante a uma varinha) é inserido suavemente na vagina de uma mulher e envia ondas sonoras para criar imagens, chamadas de ultrassonografia.

O ultrassom endovaginal é feito para procurar problemas estruturais e detectar condições médicas como miomas ou cistos ovarianos.

Ultrassom endovaginal para que serve e qual o objetivo

Há muitas razões pelas quais uma pessoa pode precisar de um ultrassom endovaginal. As mulheres que estão com dor pélvica ou sangramento anormal podem procurar uma referência de seu obstetra ou ginecologista para consultar um radiologista (um médico especializado em técnicas de imagem) que pode realizar o exame.

O ultrassom pode ser usado para ajudar a diagnosticar ou avaliar melhor as seguintes condições:

  • Gravidez ectópica – ocorre fora do útero, geralmente nas trompas de Falópio
  • Endometrioma – tecido semelhante ao endométrio que cresce fora do útero, o que pode causar dor e levar à infertilidade
  • Miomas – tumores não cancerosos no útero
  • Doença inflamatória pélvica (DIP) – infecção do trato reprodutivo de uma mulher que pode afetar o útero, as trompas de Falópio e os ovários
  • Gravidez – Para monitorar o desenvolvimento do feto
  • Infertilidade – Para verificar se os ovários parecem saudáveis ​​e não desenvolveram cistos
  • Fertilização in vitro – para ver se o processo para criar uma gravidez foi um sucesso
  • Câncer de ovário – crescimento de células cancerosas que se formam nos ovários
  • Cistos ovarianos – crescimentos não cancerosos que podem causar dor
  • Sangramento pós-menopausa – sangramento que ocorre depois que uma pessoa passou pela menopausa e parou de menstruar por 12 meses

As mulheres também podem fazer um ultrassom ndrovaginal para detectar anormalidades na estrutura uterina, medir o comprimento e a espessura do colo do útero durante a gravidez, determinar o formato da bexiga ou observar o fluxo sanguíneo para os órgãos uterinos.

Este exame de imagem pode acompanhar outros exames, como um teste de gravidez, uma tomografia computadorizada (tomografia computadorizada) do útero ou um exame de sangue CA-125, que é usado para detectar câncer de ovário.

Riscos e Contra-indicações

Esta é uma varredura de baixo risco para nenhum risco. Nenhuma radiação é usada. Em vez disso, as ondas sonoras são usadas para criar uma imagem. Deve ser rápido e relativamente indolor.

Como se preparar para o ultrassom endovaginal?

Esse tipo de procedimento é fácil e direto. Há pouca preparação necessária.

Dependendo do motivo do exame, pode ser solicitado que a pessoa beba muita água para ajudar a encher a bexiga para que o médico possa obter uma imagem clara do órgão em questão.

Pode haver alguns formulários a serem preenchidos em relação ao seguro antes que o teste seja realizado. O teste em si pode ser muito breve, geralmente durando apenas alguns minutos. O ultrassom pode ser concluído em um dos muitos locais:

  • Um hospital com um departamento de radiologia;
  • Um consultório particular de radiologia;
  • Um departamento de emergência de um hospital, se necessário.

Ao contrário dos raios X, em que o técnico fica em uma área separada da sala, o técnico de ultrassom endovaginal completa o exame com o paciente e as imagens são exibidas na tela do computador localizada ao lado da mesa do paciente.

O que vestir?

Use roupas confortáveis ​​e fáceis de trocar. As pacientes serão solicitadas a se despir da cintura para baixo e podem receber um avental hospitalar para usar sem nada por baixo, ou receber uma cortina para se cobrir. As pacientes vão vestir um avental em uma área privada.

Use meias quentes porque os sapatos também precisarão ser removidos. Normalmente, a pessoa que faz o exame não terá restrições para comer, beber ou tomar sua medicação regular. Mas eles podem ser solicitados a beber muita água antes de chegar para fazer o teste. Não será permitido comer ou beber durante a prova.

Depois que as fotos do ultrassom endovaginal estiverem concluídas, o técnico de ultrassom trará um profissional de saúde para discutir as imagens e os resultados da varredura.

Como na maioria das visitas de profissionais de saúde, ao entrar no consultório, uma pessoa na recepção estará lá para cumprimentar a paciente, revisar qualquer papelada e possivelmente solicitar uma cópia de um cartão de seguro. Em seguida, a pessoa pode ser direcionada para a sala de espera.

A paciente pode ser chamada de volta a uma área privada para vestir um avental hospitalar, após isso, será levada para a sala de exames privada.

Como é feito o ultrassom endovaginal?

Na sala de exames, a paciente será solicitada a deitar de costas na mesa da sala de exames e colocar os pés nos estribos.

O técnico explicará para que serve o ultrassom endovaginal e como será realizado. O técnico colocará lubrificação na varinha e a inserirá suavemente na vagina da pessoa. Em alguns consultórios, pergunta-se aos pacientes se eles próprios desejam inserir a varinha, semelhante a inserir um absorvente interno. Isso deve ser indolor. As pacientes que sentirem desconforto de alguma forma devem se manifestar.

Depois que a varinha for inserida, o técnico a moverá suavemente para obter a imagem mais nítida. O técnico pode explicar o que está fazendo durante o processo e explicar o que vê na tela, mas um profissional de saúde explicará completamente os resultados do teste assim que estiver concluído.

Embora os resultados da verificação sejam imediatos, eles podem levar algum tempo para serem interpretados por um profissional de saúde. Por exemplo, se uma doença for encontrada ou suspeita, o próximo passo pode ser consultar um especialista para essa doença para determinar um plano de diagnóstico e/ou tratamento.

Se essa verificação foi realizada para monitorar um problema em andamento (por exemplo, se os miomas estavam mostrando sinais de encolhimento), pode haver verificações adicionais agendadas no futuro.

Outro exemplo de acompanhamento pode ser no caso de uma gravidez com complicações. Os profissionais de saúde podem solicitar um ultrassom endovaginal adicional para ver como o bebê está crescendo.

Agora você conhece tudo sobre o ultrassom endovaginal para que serve e as principais dicas sobre o assunto.

Post anterior: Benefícios da depilação a laser na virilha

você pode gostar também