Gwen-Aranha: a origem e curiosidades dessa versão feminina do Aranhaverso

Após a incrível animação Homem-Aranha no Aranhaverso, lançada em 2020 pela Sony, muitas pessoas acabaram por conhecer a personagem Gwen-Aranha. Traremos agora alguns fatos e curiosidades sobre essa personagem, desde a sua origem nos quadrinhos até os seus poderes.

Ela existe no multiverso

Gwen Stacy foi criada pelo seu pai, um policial que revezava entre as tarefas domésticas e sua carreira, após sua mãe falecer quando ainda era criança. Mesmo com uma educação mais rígida vinda do pai, Gwen acaba por desenvolver uma personalidade mais ligada às artes.

Seu gosto por músicas acaba por gerar um forte laço de amizade com seu vizinho, Peter Parker, além de no colégio se unir a um grupo de garotas, dentre elas a Mary Jane, para formarem uma banda, onde Gwen tocava bateria.

Até então essa história pode parecer com qualquer uma do Homem-Aranha, certo? Mas agora vem o lance principal, pois nesse universo (Terra-65) aquela aranha que daria os poderes ao Peter resolveu picar a Gwen.

A origem da Gwen-Aranha

Após ser picada pela aranha, Gwen recebe as mesmas habilidades do Peter que conhecemos, tornando-se uma super heroína e aproveitando para fugir das responsabilidades da vida.

Seu uniforme, que mistura as cores branca, preta com tons de rosa e um belo capuz, foi um presente da aposentada Janet Van Dyne, a Vespa, que lhe entregou também o seu lançador de teia.  E claro, seu surgimento nas ruas acaba por chamar a atenção de todos, inclusive dos veículos de imprensa que a batizaram de Mulher-Aranha, mesmo que as HQs tenham o nome de Gwen-Aranha.

De início a Gwen se preocupava muito com todo glamour e fama que recebia de todos enquanto estava uniformizada, tentando sempre manter toda essa fama mais do que ser realmente alguém que ajuda as pessoas. Mas não demoraria muito para que essa situação mudasse.

E o Peter, como fica nesse universo?

Gwen iria descobrir, de uma maneira terrível, que aquele ensinamento de que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades” continuaria bem real também nesse universo.

Aqui temos um Peter Parker que não foi o alvo da picada e com isso manteve sua vida inalterada, sendo um gênio científico e sofrendo com bullying dos colegas no colégio. Quando ele descobre que existe uma heroína vestida de aranha balançando pela cidade, logo se torna um fã e quer ser especial como ela.

Assim, tendo como inspiração aquela Mulher-Aranha, Peter desenvolveu uma fórmula que, na sua teoria, faria com que ele também se tornasse especial. Mas na verdade a fórmula apenas o tornou um lagarto e ficou fora de controle, vagando pela cidade.

Com isso a Gwen se viu na obrigação de lutar contra o Peter, o derrotando e conseguindo com que ele voltasse a sua forma original. Mas, devido aos ferimentos da batalha, ele acaba por morrer, mas não antes de se explicar sobre a sua real intenção ao criar aquela fórmula, que era ser exatamente como ela.

Uma super heroína de verdade

Devido a não existirem evidências que fizessem a ligação entre o terrível lagarto que assombrava a cidade com o Peter, a Gwen-Aranha foi declarada culpada por parte da imprensa e também pelo tio Ben e a tia May por matar o jovem Peter Parker.

Esse acontecimento acaba por fazer com que Gwen se dedicasse mais para ser uma verdadeira super heroína, por agora ter uma melhor consciência de que seus atos trazem consequências e que ela deve arcar com suas responsabilidades.

Como uma combatente do crime, Gwen acabou lidando com diversos problemas, sendo perseguida pela polícia e consequentemente pelo seu pai. Além disso, ela bateu de frente com o Rei do Crime, que de início tentou contratá-la, mas por final acabou tentando matá-la.

Foi também durante o Aranhaverso que ela teve um grande destaque, onde ao lado de outros Aranhas, de diversos universos, tiveram de combater os Herdeiros, um grupo de inimigos que os caçavam.

Poder e equipamento

Como já dito anteriormente, após ser picada pela aranha a Gwen acaba por desenvolver as mesmas habilidades que o Peter Parker que conhecemos da Terra-616, universo principal da Marvel. Vamos listá-los abaixo:

Escalar paredes

Um dos principais poderes e que faz referência a uma aranha, com ele a personagem consegue grudar o seu corpo em praticamente qualquer superfície, conseguindo assim escalar os prédios da cidade.

Habilidade física ampliada

Toda a sua capacidade física foi ampliada depois de ser picada pela aranha, fazendo com que Gwen tenha uma maior força, velocidade, resistência, vigor, reflexos e equilíbrio, num nível de desenvolvimento acima de qualquer ser humano comum. No quesito força, por exemplo, ela consegue levantar até 10 toneladas.

Sentido-aranha

Esse “sensor” faz com que Gwen possa ter uma maior consciência do ambiente e perigos que estão ao seu redor, permitindo que ela consiga, juntamente com seu reflexo apurado, desviar dos ataques inimigos, inclusive daqueles que não estão no seu campo de visão. Mas aqui, diferentemente do que conhecemos em outros universos, esse sentido não parece estar muito “calibrado” e parece falhar em alguns momentos.

Uniforme e lançador de teia

Esses foram itens que ela ganhou de presente da Vespa. Com seu traje possuindo uma característica de “asa de teia”, ela consegue planar por alguns metros, sendo bastante útil durante suas quedas.

Quanto ao lançador de teia, ele é totalmente diferente dos originais do Peter, que precisa fabricar seu próprio fluído. Nos lançadores da Gwen, a umidade do ar é absorvida, criando assim o fluido de teia.

você pode gostar também