Ideias de brincadeiras infantis para divertir as crianças

Brincar com a criançada é uma ótima oportunidade de diversão, criar vínculos e adquirir muito aprendizado, seja para os pequenos e para os adultos também. Afinal, é a pedida perfeita para estimular a criatividade e a imaginação, além de desenvolver habilidades motoras.

E quem tem criança em casa sabe o quão é importante esses aprimoramentos nesta fase. Para você aproveitar ao máximo com seus filhos, separamos uma lista de brincadeiras infantis super divertidas. Confira a seguir!

Lista com diversos tipos de brincadeiras infantis

A fase da infância passa bem rapidinho, e, por isso, deve ser aproveitada ao máximo, tanto pela criança, como pelos pais. E uma forma de desenvolver diversas habilidades dos pequenos é com brincadeiras educativas, que estimulam a criatividade, imaginação, raciocínio lógico, foco, coordenação motora, socialização, comunicação, cooperação, entre outros.

Bastante coisa né? Tudo isso deve ser realizado de forma que permita que a criança explore o ambiente, observe tudo ao redor, suas formas, cheiros e texturas. Uma maneira de fazer isso é de forma lúdica e criativa, estimulando o aprendizado dos conceitos em um tom adequado para a idade.

Além disso, rendem recordações especiais e desenvolvem as habilidades com diversão e alegria. Por isso, separamos uma lista com brincadeiras para fazer com criança, que garanta um bom desempenho e crescimento dos pequenos. Confira:

Brinque com jogos educativos

É a alternativa perfeita para brincar em qualquer lugar, sem precisar sair de casa e ainda poder reunir os amigos e a família toda. Os jogos educativos, como também jogos de memória, de tabuleiro, cartas, entre outros, são as opções práticas para brincar com as crianças, pois estimulam muitos aspectos no desenvolvimento do pequeno.

Dentre as vantagens, podemos citar a melhora da memória, foco, socialização, criatividade e muito mais.

Para garantir todos esses benefícios é importante apostar em uma diversidade em jogos educativos e divertidos para estimular diferentes habilidades na criança, além de garantir diversão e entretenimento.

Atente-se à classificação da idade de cada jogo para oferecer uma atividade adequada a idade do pequeno. Além disso, são jogos que podem ser realizados com frequência, seja em uma noite de jogos com os amiguinhos, em viagens com a família, ou mesmo em um dia comum em casa. Reserve um tempo e brinque sem moderação!

Estimule brincadeiras de montar ou encaixar

Brinquedos de montar, como Lego, são ótimas opções para estimular a coordenação motora, criatividade, foco e muito mais. Além disso, são muito divertidos e desafiam os pequenos a aprimorar as habilidades.

Os jogos de encaixar formas geométricas também são ótimas opções, pois instigam a aprender as formas, desenvolver a visão e o tato e a entender melhor o ambiente ao redor. Outra alternativa é fabricar as peças com materiais recicláveis, por exemplo. Abuse da sua criatividade e ensine de forma lúdica para reter a atenção dos pequenos.

Só tenha cuidado para a criançada não engolir as peças, então confira se é apropriado para a idade e sempre esteja atento no momento da brincadeira.

Divirta-se com teatro de fantoches

Nessa brincadeira, você pode utilizar os brinquedos que a criança já tem, ou vocês mesmo podem criar, através de meias customizadas ou até mesmo de cartolinas. Para iniciar, crie uma história bem divertida, mas que ensine algum valor de bem para os pequenos. Após os adultos fazerem o teatro vale deixar as crianças soltarem a imaginação e inventarem a própria história.

O legal é que essa atividade ajuda a desenvolver várias habilidades, seja de coordenação motora ao fabricar os personagens ou de imaginação e comunicação ao apresentar o teatro.

Aventurem-se em um acampamento

Crianças adoram montar acampamento e explorar o ambiente. Chame-as para montar a cabana, seja de caixa de papelão, lençol e cadeiras ou de uma barraca de verdade. Vocês podem brincar dentro de casa ou montar no quintal. Adicione almofadas, tapetes e brinquedos, ligue uma música e brinque a vontade.

Vale até inventar histórias, explorar o espaço, fazer atividades físicas ou outras brincadeiras junto. É uma oportunidade para fortalecer vínculos, desenvolver a socialização e a imaginação dos pequenos.

Desafio-os em uma caça ao tesouro

Reúna um grupo de crianças e prepare esse desafio. Elas vão amar! Afinal, vão ter que quebrar a cabeça para desvendar o mapa e descobrir onde está o tesouro escondido. Seja criativo e espalhe pistas pela casa. Como recompensa, ofereça muitos abraços, beijos e carinho. Assim, incentiva a trabalhar em grupo, desenvolver o foco, atenção e socialização.

Movimentam-se no circuito de obstáculos

Como o próprio nome já diz, o adulto terá que criar alguns circuitos com obstáculos para as crianças passarem. Seja criativo ao montar o circuito, podendo utilizar vários tipos de obstáculos, como amarelinha, pneus, cordas, garrafas, cones, bambolês, entre muitos outros. Pode ser uma competição entre as crianças ou de grupos.

Durante a prova, o adulto vai precisar cronometrar, dependendo da modalidade escolhida ou da quantidade de circuitos disponíveis. Essa atividade ajuda muito a aprimorar a consciência corporal, lateralidade, equilíbrio e muito mais.

Essas são as brincadeiras infantis que separamos para entreter as crianças. E há opções que incentivam a desenvolver diferentes habilidades, promovendo uma infância saudável e de muito aprendizado. Gostou do artigo? Conte para gente qual das brincadeiras vai brincar com seu filho. E não deixe de compartilhar esse post com outras mamães e papais!

você pode gostar também