Como os brinquedos ajudaram você a se tornar quem é hoje

Tenho uma pergunta para você. O que você quer ser quando crescer?

Todos nós, em algum momento da vida, já ouvimos ou fizemos essa pergunta a uma criança. E será que a resposta que você deu lá atrás, condiz com o que você é hoje? Você já parou para pensar, se os brinquedos e as brincadeiras tiveram alguma influência na escolha da sua profissão, ou da maneira como você chegou na vida adulta?

Pois bem, se fizermos uma análise minuciosa, veremos o quão importante e influente são os brinquedos e as brincadeiras, tanto para as escolhas, quanto para as descobertas de nossas aptidões, do que mais gostamos, do que temos mais habilidade, de quais afinidades com o mundo em que podemos nos sair melhor.

Vivenciar, experimentar e aprender, são essas uma das importâncias de se brincar

Quando a criança brinca, ela explora e tem contato com atividades diversas educativa, possibilitando que ela desenvolva e aprenda novas habilidades, decidindo assim o que mais gosta de fazer ou brincar.

Esses estímulos podem ser dados através do faz de conta, por exemplo, quando a criança ganha a boneca, as panelinhas e o fogãozinho, ela vai provavelmente se espelhar na mãe e criar sua própria família de mentirinha, tomando gosto por cuidar de crianças se tornando uma grande pediatra, cozinhando e futuramente escolher a gastronomia, e até mesmo se tornar uma grande decoradora de interiores. 

Brinquedos faz de conta que imitam a realidade

Estes brinquedos faz de conta ajudam no relacionamento com o mundo e as pessoas, melhora a sociabilização e a criatividade. Brincar de ser médico, professor, artista, fazer de conta que é um grande empresário ou atleta, tudo isso ajuda no desenvolvimento físico, mental e emocional da criança auxiliando nas suas escolhas futuras.

Os brinquedos fazem parte das nossas escolhas futuras, mesmo que inconscientemente. Brincando descobrimos nossas aptidões naturais e também o gosto por determinadas áreas. Esportes, ciências, artes, negócios, tudo pode ser desenvolvido e aprimorado através dos brinquedos e das brincadeiras.
Jogos que marcaram época

O jogo banco imobiliário, estimula o raciocínio lógico, conhecimentos matemáticos e noções de compras. Provavelmente alguns dos grandes economistas ou empresários possam ter brincado muito com esse jogo em sua infância, o que pode ter sido um empurrãozinho na hora de escolher uma carreira não é?!

Assim como ele, muitos outros jogos de tabuleiro que fizeram parte da infância de muitos adultos estão nesta lista como, jogo da vida, interpol, war. Ser um grande detetive, relações internacionais, política, conhecer o mundo, são essas e muitas outras profissões que podem ser estimuladas por jogos como estes.

Brinquedos Educativos para escrita e leitura

Os brinquedos educativos como lousas, pinturas, livros, desenvolvem a criatividade e o gosto pela leitura, auxilia no conhecimento das palavras e desenvolvimento da oralidade. Talvez grandes professores, palestrantes e artistas sejam impulsionados por essas brincadeiras.

Estimular o conhecimento amplia o leque de opções e faz com que a criança descubra com o que tem mais afinidades.

Brinquedos de Madeira

Os brinquedos de madeira como, bilboquê, pião de corda, pega-varetas auxiliam nas habilidades manuais, coordenação motora fina, atenção, calma, concentração. Geralmente feitos de madeira e de forma artesanal podem influenciar na descoberta do gosto pelas artes manuais e desenvolvendo um grande artesão. 

Diversão ao ar livre

E não dá para falar desse assunto sem citar os brinquedos e as brincadeiras ao ar livre. Quantos atletas consagrados não temos no nosso país pelo simples fato de ter ganho uma bola na infância? Aventureiros, esportistas, exploradores, arqueólogos, recreadores, muitas são as profissões que podem ter sido influenciadas por brincadeiras ao ar livre.

Dinossauros, pás, caminhões e muita criatividade com certeza é uma das coisas que faz alguém querer ser arqueólogo. Uma bela cabana e um acampamento incentiva a explorar e porque não se tornar um recreador infantil. Jogar Bet’s, vôlei, basquete e futebol tornam grandes atletas e formam profissionais de educação física.

As escolhas que fazemos para o nosso futuro, tem haver sim com as experiências que vivemos durante a infância. Por isso, a importância do brincar, do vivenciar, do experimentar. O brinquedos e as brincadeiras devem fazer parte de uma infância saudável para ajudar na construção de adultos íntegros e felizes.

você pode gostar também