Mancha branca de sol: o que são e como eliminá-las?

Depois de passar ótimas férias de verão na praia ou à beira da piscina, você pode ver manchas brancas aparecerem em sua pele, o que contrasta com o bronzeado. Essa é uma mancha branca de sol.

Essas manchas podem aparecer nas costas ou no rosto e em pessoas de todas as idades. 

Em seguida, contamos tudo o que você precisa saber sobre essa mancha branca de sol.

Por que a mancha branca de sol aparece?

Manchas brancas podem aparecer devido a vários fatores, desde fungos até hipomelanose. Aqui estão alguns dos mais frequentes:

Fungos na pele

É o que é popularmente conhecido como “cogumelo de praia ou piscina” e é um dos mais comuns. É uma infecção fúngica que causa manchas na pele e pode se espalhar por todo o corpo.

Neste momento, você vai se perguntar por que esse fungo deixa uma mancha branca. Isso é porque o fungo impede que a área afetada se bronzeie.

Embora seu nome o limite à praia ou piscina, em muitos casos o paciente já tinha essa micose antes de iniciar seus dias de verão. O fungo pode viver naturalmente em nossa pele, mas, devido a uma alteração, multiplica e impede a produção de melanina.

Manchas solares

Em outros pacientes com pele clara ou marrom, depois de passar alguns dias na praia ou na piscina, começam a descascar como resultado de excessos de sol. Isso faz com que manchas brancas apareçam, especialmente no peito, costas e braços.

Para evitá-los, é essencial hidratar nossa pele diariamente, beber água e não esquecer de usar um protetor solar com fator mínimo de 30 todos os dias com sua renovação adequada.

Dermatite atópica

É uma inflamação que aparece na pele, seja em crianças ou adultos. Esta dermatite deixa manchas brancas na pele quando está seca e, além disso, coça. O dermatologista pode recomendar um tratamento apropriado para aliviar a coceira e hidratar a pele.

Leia mais: Dor crônica, entenda o que é e quais são as opções para o tratamento

Hipomelanose congênita

Quando falamos de hipomelanose, nos referimos a uma situação em que certas áreas do corpo ficam claras. Mesmo que você se bronzeie, essas áreas ainda serão mais claras do que o resto do corpo.

Danos causados pelo sol

Em muitas ocasiões, essas manchas aparecem como um sinal de danos causados pelo sol. Quando as células da nossa pele têm tido exposição contínua ao sol, elas podem parar de produzir melanina e há áreas despigmentadas.

De qualquer forma, há pessoas nas quais o oposto acontece, em vez de manchas brancas, manchas marrons aparecem. Embora sejam benignos, devemos proteger completamente essas manchas solares.

As manchas brancas na pele são um sinal de câncer?

É importante saber quais manchas na pele que pode ser câncer.

De fato, o câncer de pele pode causar uma mancha branca com bordas irregulares e mudanças na textura ou cor. Embora não seja frequente, pode acontecer. 

Não é assim com o melanoma, que geralmente é uma mancha escura, embora também haja uma variedade sem melanina, o chamado melanoma amelanótico.

Se você notar que novas manchas aparecem na sua pele, você deve ir ao consultório do dermatologista o mais rápido possível para explorar a área e descartar ou confirmar se é câncer de pele.

Confira: Sutiã com ou sem aro: dicas de qual escolher

Tratamento para manchas brancas

É melhor ir a um dermatologista para determinar a causa das manchas brancas, para que ele possa recomendar o tratamento apropriado em cada caso. No entanto, em casa, existem produtos que podem ajudar a melhorar manchas brancas na pele:

  • Causado por alergia: será importante usar produtos regeneradores e calmantes para hidratar a pele e reduzir a sensação de coceira ou coceira. Produtos com aloe vera, pantenol, extrato de aveia ou calêndula ajudarão a pele a atingir esses objetivos. Além disso, é muito importante proteger a pele da exposição ao sol, evitando ficar em espaços abertos e ao sol, a menos que usemos foto proteção e roupas como chapéus, bonés e camisetas ou calças compridas.
  • Causado por fungos: se as manchas brancas foram causadas por uma infecção fúngica, você deve ir ao seu dermatologista habitual para recomendar o tratamento mais adequado. Em casa, você deve ter extrema higiene em todo o corpo com produtos com ingredientes ativos antibacterianos ou antissépticos, que hidratam e oferecem proteção extra à sua pele.
  • Causado pelo sol: no caso de manchas brancas terem sido causadas pela exposição solar, o primeiro passo será proteger a pele com um bom protetor solar com fator solar de pelo menos 50. Além disso, será aconselhável incluir antioxidantes na rotina tanto no nível tópico (você pode recorrer aos cremes antioxidantes) quanto no nível oral, com ingredientes como vitamina C (altamente recomendado também para o verão), açafrão ou fenilalanina que aumentam a síntese de melanina e ajudam a unificar o tom da pele.
  • Causado pela falta de nutrientes: também há casos em que essas manchas brancas aparecem devido à falta de cálcio ou vitaminas D e E. Nesse caso, é aconselhável mudar a dieta para adicionar um suprimento extra de nutrientes e vitaminas.
você pode gostar também