Aparelho ortodôntico: Tudo o que você precisa saber

Existem diferentes tipos de tratamentos odontológicos, sendo que cada um deles serve para um caso específico, ficando assim ao critério do dentista saber qual é melhor para cada paciente. Entretanto, um dos mais comuns, é o uso do aparelho ortodôntico.

Aparelho ortodôntico

Caso você não conheça muito sobre esse tipo de aparelho e queira saber mais, aqui é o lugar ideal, até porque, nunca se sabe quando você poderá precisar de tratamentos como esse, já que pode acontecer com todo mundo.

Neste artigo, você verá tudo o que precisa saber sobre os aparelhos dentários, o que são, quais os tipos, curiosidades, para que são recomendados, etc.

Além disso, discutiremos outros procedimentos odontológicos que também são bastante comuns, mas que possuem aplicações distintas.

O que é aparelho ortodôntico?

Provavelmente você já observou algum conhecido, ou até mesmo desconhecido, que estivesse utilizando o famoso aparelho fixo, visto que ele é bem chamativo, uma estrutura metálica pouco discreta, repleta de braquetes.

De modo geral, os diferentes tipos de aparelhos odontológicos são utilizados pelos dentistas com a mesma função, mesmo que com aplicações diferentes.

Nesse sentido, esses dispositivos são usados para tratamentos de alinhamentos dos dentes, que por alguma razão, sofreram com uma má formação ao longo do tempo.

A cada ano que se passa, o número de pacientes que precisam utilizar os aparelhos ortodonticos cresce ainda mais. Esse é um problema que afeta a população por diversos motivos, tais como:

  • Uso de medicamentos na gestação;
  • Distúrbios hormonais;
  • Infecções;
  • Traumatismos.

Má higienização bucal também é um motivo

Além dos problemas mencionados, um dos fatores que mais afeta a qualidade dos dentes, gerando diversos tipos de problemas, como formação de cáries, má estruturação e até perda dos dentes, o que pode tornar necessário utilizar implante dentário, é a má higienização bucal.

Apesar de práticas de higienização dentária serem bastante simples, muitas pessoas acabam negligenciando essa parte durante toda a vida, tendo sérios problemas com a saúde dos dentes.

Escovar os dentes após as refeições, ao menos 3 vezes ao dia, utilizar fio dental após a escovação e ter hábitos de rotinas saudáveis são algumas dessas práticas que garantem maior qualidade para os dentes.

Outro ponto que merece ser destacado, é o acompanhamento com dentistas, ao longo de toda a vida.

Além desses profissionais realizarem diversos tipos de procedimentos odontológicos, como o próprio uso de aparelhos e outros, como o clareamento dental, eles também ajudam na manutenção rotineira dos dentes.

Conheça os tipos de aparelhos odontológicos

Voltando aos aparelhos dentários, é importante destacar que existem diferentes tipos, que podem ser aplicados de maneiras distintas. Em muitas ocasiões, são utilizados mais de um tipo de aparelho durante um só tratamento.

O aparelho fixo, por exemplo, é o mais comum. Como já mencionamos, ele é um dispositivo moldado por diversas estruturas metálicas, que são fixadas nos dentes e realizando o procedimento de alinhamento.

O aparelho móvel, outro dispositivo muito conhecido, é utilizado, muitas vezes, como um complemento para o fixo, principalmente nas etapas finais do tratamento.

Diferentemente do anterior, ele pode ser movido em certas situações importantes, como durante as refeições, banhos e sono.

Por fim, outro aparelho dentário que vem sendo muito utilizado nestes tipos tratamentos, é o aparelho invisivel.

Esse é um modelo repleto de tecnologias em sua construção, o que pode garantir, e vem garantindo, resultados ainda mais interessantes para recuperações de má formação dentária.

Para a montagem desse modelo de aparelho, é construído um molde computadorizado, a partir da arcada dentária de cada paciente que irá utilizá-lo.

Por conta desse procedimento, fica mais fácil montar um aparelho dental invisivel individual, garantindo que ele se encaixa perfeitamente na arcada dentária de cada paciente.

Por ser um tratamento muito utilizado por dentistas, a cada ano que se passa novas tecnologias vêm sendo aplicadas e utilizadas para desenvolver dispositivos nesse sentido, transformando o uso de aparelhos dentários em algo cada vez mais efetivo.

Conclusão

Importante dizer que no ramo da odontologia, você pode encontrar outros procedimentos odontológicos para reestruturação dos dentes, correção na mordida, formação da arcada dentária e no alinhamento dos dentes.

O procedimento de lente de contato dental, por exemplo, é um que também vem se destacando.

Repleto de tecnologias aplicadas nesse tratamento, visto que, as lentes são produzidas em impressoras 3D, esse é mais um tipo de intervenção que pode funcionar para problemas como esses mencionados ao longo do artigo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.