O que são e QUANDO acontecem os saltos de desenvolvimento do bebê? Guia completo

Qualquer pai e mãe de primeira viagem precisa se abrir para novos termos e novos aprendizados que dizem respeito à maternidade, sendo que, dentro desse contexto, um dos temas mais importantes definitivamente é o salto de desenvolvimento do bebê.

Aliás: deve-se tratar no plural (os saltos), uma vez que os bebês realmente passam por diversas fases desse tipo no início da vida.

Mas, afinal: do que se trata esse assunto, e porque é indispensável que os pais aprendam tudo o que for possível sobre eles?

A resposta está no decorrer da leitura dos tópicos que compõem esse artigo.

O que são e QUANDO acontecem os saltos de desenvolvimento do bebê Guia completo
Cada salto do desenvolvimento do bebê é essencial em sua vida | Imagem: Picsea / unsplash.com

O que são os saltos de desenvolvimento do bebê

Explicando de forma simples e direta, os saltos de desenvolvimento do bebê nada mais são do que as fases pelas quais os pequenos passam no início da vida, sempre descobrindo cada vez mais sobre si mesmos e sobre o mundo que os rodeia.

Inclusive, não raramente esses saltos costumam ser acompanhados por momentos que podem ser um pouco difíceis, tanto para os pais quanto para os próprios bebês. Afinal, para os pais costuma surgir a sensação de que o filho não é mais o mesmo, enquanto que para os bebês o estranhamento pode se tornar comum, principalmente quando começam a desenvolver mais a cognição, por exemplo.

Veja também: Grávida mostra rotina de TREINO PESADO e viraliza nas redes; atenção

Quando, exatamente, estes saltos acontecem

Uma vez que os bebês estão em constante desenvolvimento, não é de se espantar que os saltos acima citados também sejam frequentes.

Eles, na verdade, podem variar de criança para criança, mas, via de regra, sempre acontecem mensalmente, até o 5º mês de vida. Depois, voltam no 7º mês, no 10º, no 11º, no 13º e no 17º. Mas, claro: isso não é uma regra, e essa contagem é sempre aproximada.

O mais interessante, de qualquer forma, é notar que em cada um desses períodos os pequenos aprendem coisas novas, e surpreendem seus pais de maneiras inovadoras.

Na fase de desenvolvimento do bebê que acontece aos 3 meses de vida, por exemplo, os objetos já são vistos de forma mais clara, e começam a ser acompanhados pela criança, no que diz respeito a olhares e movimentos de cabeça.

É nessa fase que o hábito de chupar o dedo pode surgir e, para desespero de alguns pais, o choro se torna mais alto e estridente, como se realmente fosse um grito.

Ou seja: de fato esses saltos de desenvolvimento do bebê possuem momentos agradáveis e outros menos agradáveis. Porém, com algumas dicas, é possível passar por cada um deles de forma mais tranquila.

Uma boa iniciativa que todo pai e toda mãe deve adotar é proporcionar ainda mais aconchego para o bebê, por exemplo, de modo que ele se sinta menos inseguro. E estimular as habilidades também é uma ótima iniciativa que deve ser levada a sério.

Por fim, vale frisar que alguns bebês podem se desenvolver de forma mais tardia, ou mesmo mostrar pouco sinal de evolução em suas habilidades. E, nesse caso, vale a pena procurar a opinião de um bom pediatra.

Veja também: Aprenda a aproveitar cada fase da Lua para se sentir bem

você pode gostar também