Gosta de LIMPAR com vinagre? Melhor parar antes que seja tarde

Se você está preocupado com a limpeza da sua casa, existem diversas dicas domésticas a considerar, muitas das quais envolvem o uso de vinagre. Este ingrediente doméstico é capaz de combater gordura e sujeira em superfícies de cozinha, plásticos e até pinturas de automóveis. No entanto, é fundamental saber onde não se deve utilizá-lo.

O vinagre é amplamente reconhecido pelas donas de casa ao redor do mundo devido à sua capacidade de limpar e desinfetar. Sua popularidade também é atribuída ao fato de ser econômico, não conter produtos químicos agressivos e não provocar alergias. Sua versatilidade o torna a opção preferida para decompor materiais e eliminar agentes bacterianos de diversas superfícies. No entanto, o vinagre pode ser corrosivo ou até mesmo ineficaz em certas superfícies. Essa infamação é importante e surpreendente!

Se você gosta de limpar com vinagre, fique atento e pare antes que seja tarde.
Se você gosta de limpar com vinagre, fique atento e pare antes que seja tarde.

Atenção: 7 coisas para nunca limpar ou lavar com vinagre

Abaixo, listamos 7 itens que você não deve limpar com vinagre:

  1. Superfícies de granito e mármore: O vinagre não é adequado para esses materiais, pois pode danificar seu acabamento macio e brilhante devido à sua acidez.
  2. Pisos de pedra: Evite vinagre, bem como amônia e limão, para limpar essas superfícies. As pedras podem sofrer alterações de textura e cor, necessitando de polimento para restaurar sua forma original.
  3. Móveis encerados: A cera e o vinagre não são compatíveis, e o uso combinado pode tornar a superfície opaca. É melhor evitar produtos químicos adicionais nestes móveis.
  4. Roupas com alvejante: O alvejante é eficaz para branquear roupas e eliminar odores, mas combiná-lo com vinagre pode danificar suas peças. Essa mistura pode até ser prejudicial para roupas como camisas pólo, calças e meias.
  5. Pisos de madeira: A madeira e o vinagre não combinam. O uso de vinagre pode prejudicar o acabamento da madeira.
  6. Miçangas e joias: Evite aplicar vinagre em itens feitos de calcário, carbonato de cálcio ou joias com contas. O ácido do vinagre pode causar uma reação que é melhor prevenir.
  7. Dispositivos Eletrônicos: As telas de smartphones, tablets e computadores, bem como outros componentes eletrônicos, são sensíveis. O vinagre pode corroer os revestimentos protetores e danificar os circuitos.
  8. Eletrodomésticos de Ferro Fundido ou Alumínio: O vinagre pode corroer esses metais, causando descoloração e possivelmente comprometendo a integridade do material.
  9. Rejuntes de Azulejos: Embora o vinagre possa ser eficaz na remoção de mofo e bolor de algumas superfícies, ele pode descolorir ou deteriorar o rejunte de azulejos, especialmente se for à base de cimento.
  10. Lâminas de Facas: O vinagre pode tornar as lâminas das facas opacas e, em alguns casos, causar corrosão, reduzindo sua eficiência e durabilidade.

Faxina pesada: lista de produtos e materiais adequados

Quais são os itens que não podem faltar na faxina pesada? Considerando a limpeza de todos os cômodos, os produtos indispensáveis são:

  • Detergente neutro
  • Água sanitária
  • Lustra – móveis
  • Produto Multiuso
  • Desinfetante
  • Produto de limpeza pesada
  • Esponjas
  • Panos perfex
  • Aspirador de pó ou vassoura
  • Rodo com pano de chão ou mop

Cada produto tem características e funcionalidades diferentes. Por isso, não se esqueça de conferir nos rótulos das embalagens como usá-los corretamente.

Além dos produtos e materiais listados, você precisa de alguns equipamentos para se proteger durante a faxina pesada, pois a limpeza é bem intensa.

Saiba mais: Filhos alérgicos? Usar sal e água pode ser a solução na limpeza; entenda

você pode gostar também