Mãe de primeira viagem? Tecnologia pode ajudar com 11 aplicativos fáceis

A maternidade é uma fase linda, mas também totalmente cheia de desafios. Quando se é mãe de primeira viagem, muitas são as lições a se aprender, como por exemplo: como trocar fraldas, amamentar, colocar para dormir e, depois, fazer o desfralde e a introdução alimentar. Diante de tantas dúvidas desse novo universo, a tecnologia pode ajudar. Existem alguns aplicativos que podem ajudar as mamães nessa nova fase.

Definitivamente, hoje há aplicativos para praticamente tudo, e isso também abrange a criação dos filhos. 

Pode ser surpreendente, mas realmente existe a categoria “ser pais” na loja de aplicativos Google Play. 

Nesse caso, as opções são muitas e variadas, além de extremamente valiosas, práticas e interessantes.

Cada aplicativo pode reunir dicas diversas, desde o acompanhamento da gravidez quanto da educação do seu filho. 

Considerar baixar um app para mães de primeira viagem. Saiba mais sobre algumas dicas.  

Mãe de primeira viagem? Saiba como a tecnologia pode te ajudar através de aplicativos e internet.
Mãe de primeira viagem? Saiba como a tecnologia pode te ajudar através de aplicativos e internet – Foto: projetodemae.com.br.

Dicas de aplicativos

1. Minha gravidez e meu bebê hoje

Se você ouvir uma grávida falando que o feto tem o tamanho de uma cenoura ou qualquer outra comida, tenha certeza de que ela conhece este aplicativo. 

O minha gravidez e meu bebê hoje é o aplicativo Baby Center. Além dos comparativos de tamanho do feto com dimensões de legumes e verduras, dá informações semanais sobre o passo a passo da gravidez e uma lista de ideias e atividades a fazer. 

Mais de 400 milhões de mães e pais no mundo inteiro já escolheram o aplicativo para pais e o site do BabyCenter. 

2. Contador de Contrações

Esse é um app para mães ideal para registrar tanto a duração quanto a frequência das contrações quando se está grávida. 

Assim, fazer um acompanhamento detalhado do seu trabalho de parto é muito mais fácil.

O melhor de tudo é que esse aplicativo vai avisar quando as contrações podem ser um indício de um possível e iminente parto.

Se gostaria de monitorar suas contrações durante sua gravidez sem precisar olhar para o temporizador, usando papel e caneta, este é o seu aplicativo para grávidas.

3. Diário de Amamentação

O Diário de Amamentação é um app para mães que permite que você registre a hora em que o bebê mamou, em qual peito e por quanto tempo. Assim é mais fácil de manter o controle sobre a amamentação.

Além dos registros das mamadas, o aplicativo permite o controle das trocas de fraldas no dia e tem lembrete para a mãe tomar pílula anticoncepcional.

4. Minhas Vacinas

O Minhas Vacinas é o aplicativo para pais

Com ele, ficou fácil mais manter a caderneta de vacinação do seu filho em dia. Basta baixar, criar um perfil e saiba quais são as vacinas que a SBIm recomenda.

Em sua nova versão, o aplicativo permite adicionar lembretes ao calendário, incluir fotos de perfil, compartilhar seus registros e acessar calendários de vacinação específicos – para gestantes, atletas e trabalhadores. 

5. Bebê Conecta

O Bebê Conecta é um app para mães que também ajuda a coordenar tarefas com a criança e funciona como uma agenda para controlar a rotina.

Nele é possível anotar o dia das consultas, das vacinas e compromissos.

Também dá para compartilhar tudo isso com o celular do pai, dos avós, babá ou pediatra.

Você pode gravar horários de alimentação, amamentação, sono, fraldas, marcos do crescimento, o humor do bebê, a temperatura, que tipo de brincadeira ele está brincando e mais. E, ainda, comparar tudo isso com dados de períodos anteriores!

6. Hora do Remédio

Cuidar da saúde do bebê é muito importante, sobretudo diante de medicações imprescindíveis, como antibióticos, anti-inflamatórios e mais.

Para que você perca a hora e erre ao administrar a medicação do bebê, o aplicativo Hora do Remédio lembra você qual remédio e a hora certa de medicar a criança.

7. Sleepy Sounds

Se seu bebê não consegue dormir, talvez uma música de fundo, bem suave, pode ajudá-lo a pegar no sono.

Com o aplicativo sleepy sounds, você pode escolher entre os modos canções de ninar, ruídos brancos, sons da natureza ou sua própria música. 

8. Fever Tracker

Desenvolvido por médicos, ele facilita o acompanhamento da febre dos pequenos. Dá para gravar informações como os primeiros sintomas, a temperatura corporal da criança e o horário em que a última medicação foi tomada. 

9. What to Expect

Por meio deste aplicativo, você fica por dentro de tudo sobre o crescimento do seu filho ao longo do primeiro ano de vida. 

O aplicativo oferece um guia mensal do desenvolvimento do bebê, com sugestões de jogos e brincadeiras para crianças de qualquer faixa etária e com espaços para anotar horários de sono e de trocas de fralda.

O que toda mãe de primeira viagem precisa saber

A gravidez é um período especial na vida de uma mulher. Por isso, na primeira gestação, sabemos que toda mãe de primeira viagem tem dúvidas. 

Por exemplo, muitas questionam se. Essa, já podemos afirmar que sim. Além de permitido, é altamente recomendado, especialmente se já existe um costume de praticar atividades físicas.

O que difere é escolher práticas esportivas que não comprometam a saúde da mamãe e do bebê, especialmente quando já tem alguma restrição, como hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares pré-existentes.

Quanto à , para deixar a mulher ainda mais confortável com o seu corpo que está passando por mudanças, são os que ajudam a controlar o peso e promover a sensação de bem-estar. 

Além disso, uma boa alimentação e uso dos cosméticos certos, como os indicados para evitar, são bastante indicados. Mas, sabemos que toda mãe de primeira viagem tem uma série de outras dúvidas, especialmente após o nascimento. Por isso, bons direcionamentos são imprescindíveis.

Saiba mais: Corpo da mãe volta ao “normal” depois da gravidez? Evite as surpresas

você pode gostar também