Emocional abalado? 3 doenças íntimas que revelam isso

Muitas pessoas não sabem, mas existem doenças íntimas que são, sim, ligadas ao fator emocional, a exemplo até mesmo da famosa infecção urinária.

Inclusive, existe uma linha holística dentro da chamada Saúde Ginecológica que, por sua vez, compreende que todas as experiências que uma mulher vive (positivas e negativas) ficam registradas diretamente no canal vaginal e no próprio útero.

Em resumo, portanto, quando uma mulher se magoa, passa por um trauma ou vive algum medo, por exemplo, acaba acumulando coisas negativas no formato de memória celular, em locais específicos do corpo, como a bexiga e as trompas.

Desta forma, o desequilíbrio fisiológico vai sendo afetada diretamente pelas emoções, o que aumenta o risco de surgimento de problemas ginecológicos.

E é por isso que se torna tão importante a iniciativa de entender mais sobre as doenças íntimas e seus significados, de modo não só a tratar possíveis dores, mas, também, como forma de cuidar da questão emocional que, portanto, pode estar dando origem ao problema.

Emocional abalado 3 doenças íntimas que revelam isso
Se o emocional não está bem, as doenças íntimas podem surgir | Imagem: Sasun Bughdaryan / unsplash.com

Entender o que as doenças íntimas significam é essencial

O corpo humano não funciona de forma separada, o que faz com que o físico e o emocional estejam sempre interligados.

Logo, é essencial ter a iniciativa de cuidar da raiz do problema e entendê-la, considerando que ele normalmente surge com base na desarmonia e na insatisfação.

E, no próximo tópico, é possível conhecer quais são os significados de exatamente 3 doenças íntimas, a fim de que os devidos cuidados possam ser adotados.

Veja também: Viu uma BARATA? Não esmague dentro de casa; o motivo vai te assustar

Algumas das principais doenças íntimas e seus significados

Bartolinite

Esta doença é consideravelmente dolorosa, deixando a vulva inchada, vermelha e com pus. E ela costuma surgir quando a mulher se sente errada ou culpada sobre a vida amorosa ou sobre sua sexualidade.

Candidíase

Muito famosa entre as doenças íntimas, a candidíase é reconhecida principalmente por conta da coceira que causa na área íntima feminina, mas também pode causar secreção e vermelhidão.

Ela cumpre o papel de mostrar quando a mulher está mentindo para si mesma, e pode surgir quando, junto a esta proteção, surge um cuidado excessivo com a higiene.

Endometriose

A endometriose, por sua vez, ocorre quando um tecido parecido com o revestimento uterino acaba crescendo nas tubas uterinas, nos ovários e em outras áreas fora do útero: o quadro, de modo geral, pode causar muita dor, irregularidade no ciclo menstrual e até mesmo problemas relacionados à fertilidade.

Seu significado emocional diz que a mulher está cuidando mais de terceiros do que de si mesmo. Logo, o organismo, quando percebe que não está recebendo a devida atenção, decide optar pelo autocuidado.

Obviamente, além destas 3, existem outras doenças íntimas que estão atreladas à questão emocional. Porém, somente com esta lista, já é possível compreender a importância de entender as próprias emoções e manter a saúde sempre em dia.

Assim sendo, é sempre imprescindível procurar um bom ginecologista sempre que for sentido o menor desconforto. Pois, ao ouvir os relatos da situação, somente este profissional será capaz de dar um diagnóstico e passar as orientações necessárias para uma boa recuperação.

Veja também: Seu filho não é o ÚNICO: 16 manias estranhas das crianças

você pode gostar também