Menino ou menina: tem como escolher o sexo do bebê?

Casais que são tentantes ou que já conseguiram a gestação, provavelmente, já devem ter se perguntado se é possível escolher o sexo do bebê. A vontade de ter um menino ou uma menina leva a esse questionamento. Porém, resposta para isso é complexa.

Menino ou menina? Tem como escolher o sexo do bebê? | Crédito Imagem: Pixabay
Menino ou menina? Tem como escolher o sexo do bebê? | Crédito Imagem: Pixabay

A identificação do Cromossomo

Para as mulheres que estão grávidas e que tiveram gestações de forma natural, ou seja, sem auxílio de técnicas de reprodução, não existe a possibilidade de escolher o sexo do bebê. Tudo dependerá de qual cromossomo X (feminino) ou Y (masculino) era carregado pelo espermatozoide que fecundou o óvulo.

Já em protocolos de Fertilização In Vitro (FIV) essa possibilidade ocorre apenas em casos de doenças relacionadas ao sexo, como, por exemplo, a hemofilia. Porém, antes de ser realizado o exame de sexagem fetal e análise genética do embrião, o casal passa por uma análise criteriosa para a confirmação da patologia, para posteriormente iniciar o tratamento de reprodução humana visando impedir que o bebê herde doenças genéticas de seus progenitores com base em seu sexo.

No caso da hemofilia, como exemplificado, a herança da doença está relacionada ao sexo masculino, sendo assim, no tratamento de FIV terão preferência os embriões do sexo feminino.

Por mais que seja permitido em casos específicos a escolha do sexo do bebê, o sucesso da gestação dependerá de outros fatores podendo ocorrer ou não após o tratamento de reprodução humana assistida.

Saiba mais sobre as peculiaridades da possível escolha do sexo do bebê no dia da gestante com base em informações.

Gestação de forma natural

O espermatozoide já foi muito estudado cientificamente, tanto que é sabido que espermatozoides que carregam o gene masculino Y são mais ágeis, por serem mais leves — mas morrem mais rápido. Já os que transportam o gene feminino X são mais lentos e resistentes.

Logo, tendo essas informações em mente, algumas iniciativas podem ser tomadas para escolher o sexo do bebê.

Como ter uma menina: Método de Shettles

Caso a intenção seja a concepção de uma menina, o dia da relação sexual ajuda a dar um empurrãozinho. A relação sexual deve ocorrer três dias antes da ovulação. A mulher deve ter um ciclo regular e saber com precisão essas datas.

A explicação para isso é que os espermatozoides que carregam o cromossomo X resistem mais tempo no organismo feminino, podendo encontrar o óvulo bem no dia que ele é liberado pelos ovários.

A alimentação pode colaborar na escolha do sexo do bebê. Para tentar a concepção de uma menina, a mulher deve consumir alimentos ricos em cálcio e magnésio.

Exemplo desses alimentos são:

  • Espinafre;
  • Couve;
  • Rúcula;
  • Laticínios.

É indicado ainda que seja evitado o consumo de alimentos com potássio e sódio, assim como o consumo de carnes vermelhas.

Como ter um menino: Método de Whelan

Os espermatozoides com cromossomo Y são mais ágeis e leves, logo, a relação sexual deve ocorrer o mais próximo do dia da ovulação da mulher, para que eles consigam ter acesso mais rápido ao óvulo.

A alimentação contribui no processo de engravidar no dia da gestante, sendo que a mulher deve consumir os seguintes grupos alimentares:

  • Ovos;
  • Peixes;
  • Carnes;
  • Arroz;
  • Feijão;

A alimentação deve ser rica em sódio e potássio, sendo necessário evitar o consumo de leite e seus derivados.

Quais as chances dessas iniciativas darem certo?

A cada ejaculação mais de 2 milhões de espermatozoides são liberados, sendo que o mais rápido é que conseguirá a fecundação do óvulo. Dessa forma, pode-se dizer que as chances são de 50%.

Como é a escolha do sexo em tratamentos de fertilização?

A possibilidade de escolher o sexo do bebê é tema de estudos e de livros divulgados ao longo dos anos. Porém, o único meio para selecionar o sexo do bebê, como já dito, é por meio do exame de diagnóstico genético pré-implantacional, em que ocorre a seleção do material biológico sem a presença de doenças genéticas e consequente saberemos o sexo do embrião analisado.

Saiba mais: TODAS as gestantes têm estes 3 DIREITOS; muitas deixam passar

você pode gostar também