Mulher moderna tem que lidar com MUITAS EXPECTATIVAS sem surtar; entenda

Ser uma mulher moderna definitivamente representa muitas coisas, tanto em termos pessoais quanto em termos profissionais, e desfrutar dessa espécie de status não deixa de ser um grande orgulho.

Porém, todo o lado benéfico do papel da mulher na modernidade também é acompanhado de um lado um tanto quanto desagradável, relacionado à forma como a própria sociedade, como um todo, encara esse assunto.

Afinal: como é verdadeiramente a vida da mulher moderna, e com o que ela precisa lidar no dia a dia?

A resposta pode ser conferida no decorrer do conteúdo a seguir.

Mulher moderna tem que lidar com MUITAS EXPECTATIVAS sem surtar; entenda
A vida da mulher moderna pode ser mais complexa do que aparenta | Imagem: Magnet.me / unsplash.com

As grandes conquistas que a mulher moderna alcançou

Para muitas pessoas, não é tão simples compreender o termo “mulher moderna” e todo o significado que está atrelado a ele. Porém, isso realmente não poderia ser mais simples.

Explicando de forma simples e direta, a mulher moderna nada mais é do que aquela mulher que hoje, desempenha na sociedade papéis que antes não lhe cabiam, a exemplo dos papéis dentro do mundo corporativo.

Inclusive, não é preciso ir muito longe na História para compreender que o papel feminino se limitava aos cuidados com o lar e à criação dos filhos, cabendo unicamente aos homens serem chefes em grandes empresas, por exemplo. As mulheres, então, não tinham muito poder de escolha e eram basicamente dependentes em diversos sentidos.

Mas, para a mulher moderna, a realidade é completamente diferente: ela também cuida da casa e dos filhos, mas, paralelo a isso, busca realização profissional, entre outras coisas que descobriu ser plenamente capaz.

Trata-se basicamente de um ser humano que se desdobra em diversas camadas tendo que, ainda, lidar com muitas expectativas criadas por terceiros.

Veja também: “Disse não”, afirma mulher sobre tristeza ao saber que filha está grávida de novo

O papel do homem dentro deste contexto

As expectativas acima mencionadas são aquelas criadas pela própria sociedade que, ainda hoje, julga o sexo feminino por problemas no casamento e na criação dos filhos, por exemplo, não raramente defendendo cabe à mulher ter responsabilidade nestes aspectos.

Ou seja: muitas pessoas de fato entendem que os tempos são outros e que homens e mulheres podem desempenhar os mesmos papéis na carreira e nos esportes, por exemplo. Porém, boa parte desse público ainda acredita que existem coisas que continuam cabendo somente à mulher.

Se uma criança tira notas ruins na escola ou fica doente, por exemplo, a primeira a ser “culpada” é a mãe, enquanto o pai também poderia perfeitamente ter se preocupado mais com seu próprio filho.

Aliás: é este tipo de situação que dá margens para discussões a respeito das expectativas da sociedade em relação aos homens, que nem sempre aparecem apoiando suas esposas em tarefas que nitidamente poderiam ser desempenhadas também por eles.

Em resumo, portanto, pode-se afirmar que a mulher moderna só existe porque as mulheres foram capazes de conquistar muitas coisas com o passar das décadas. Mas, mesmo assim, existem coisas que simplesmente nunca mudam, ou precisam de muito mais tempo para mudar, como as expectativas e cobranças com as quais esse público ainda precisa lidar.

Veja também: INSS confirma pagamento de benefício HOJE (27)

você pode gostar também