Inimigo mora ao lado: como identificar a violência que acontece DENTRO de casa?

Quando o assunto é assédio, é comum pensar em crianças se atacando na escola, ou mesmo em pessoas aborrecendo outras. Porém, não é raro que o assediar esteja dentro do núcleo familiar, em um cenário de violência que acontece dentro de casa e, infelizmente, é bem mais comum do que se imagina.

Segundo psicólogos, o assédio familiar, por sinal, representa nada menos que uma violência psicológica que acontece no próprio lar, afetando milhões de pessoas no mundo todo.

E ela pode se manifestar de diversas formas, como por meio de ameaças, chantagens e insultos, atingindo igualmente crianças, adultos e idosos.

Inimigo mora ao lado como identificar a violência que acontece DENTRO de casa
A violência que acontece dentro de casa gera inúmeros danos | Imagem: Ben White / unsplash.com

Tipos de violência que acontece dentro de casa

Segundo o portal Psicologística, especializado em psicologia, existem nada menos que 5 formas de identificar quando há a presença da violência que acontece dentro de casa.

E estas formas são:

1. O abuso emocional

Este abuso ocorre quando alguém usa humilhações, palavras ofensivas e outros meios para controlar alguém. Isso pode incluir até mesmo o isolamento social e o controle financeiro.

2. O abuso físico

Este abuso se refere a qualquer agressão física, a exemplo de empurrões, socos e arranhões. Ele pode causar diversos tipos de lesão, ou mesmo levar alguém à morte.

3. O abuso sexual

Este abuso é realmente grave, ocorrendo quando uma pessoa força outra a atividades de teor sexual. Até mesmo o tráfico de pessoas se enquadra nesse contexto.

4. A negligência

Este tipo de violência que acontece dentro de casa, por sua vez, representa a falta de cuidado e de atenção para com algum familiar, sendo um agravante quando este membro é idoso ou criança.

Ele inclui falta proposital de habitação e de alimentos, por exemplo.

5. O abuso psicológico

Este abuso, por fim, ocorre basicamente por meio de ameaças, sendo que elas podem incluir a destruição de coisas pessoais e o uso de armas.

Veja também: Mulheres que recebem Bolsa Família sofrem um DURO GOLPE

Os danos que a violência familiar pode gerar na saúde mental

Toda vítima de violência familiar tem grandes chances de ter sua saúde mental afetada de alguma forma, sendo que, entre todos os danos que podem ser causados estão:

A ansiedade

Representada pela constante sensação de insegurança e de medo. Isso sem citar a tensão e a preocupação com coisas que ainda nem aconteceram.

A depressão

A depressão, por sua vez, pode ser causada pela falta de confiança e pela baixa autoestima, sendo caracterizada pela falta de energia e pela tristeza.

O estresse pós-traumático

Todo contexto de violência é traumático, principalmente se durar muito tempo. E o corpo, por sua vez, pode ficar “lembrando” desse período por conta própria, por meio de flashbacks e de pesadelos, por exemplo.

A baixa autoestima

A forma como a pessoa se enxerga também acaba sendo afetada: ela começa a se sentir incapaz e não enxerga mais valor em si mesma. E isso afeta diretamente a relação com outros indivíduos.

De modo geral, porém, é extremamente importante frisar que, independentemente do parentesco, nenhuma pessoa tem o direito de causar danos a alguém.

Veja também: RENDA EXTRA como mãe: patchwork vale a pena em 2023?

você pode gostar também