O MOTIVO oculto do porquê você NUNCA deve colocar pano na porta do forno

Nas casas brasileiros é um ato bem comum você ver panos de prato pendurados na porta do forno elétrico, provavelmente você também uma pessoa que já viu isso pessoalmente, no entanto é um erro que pode causar um problema que ninguém imagina. 

Acompanhe a leitura no texto abaixo que vamos te explicar ao certo o motivo de não penduras panos de pratos na porta do forno elétrico. Isso pode causar alguns riscos à saúde e segurança, além disso trouxemos também algumas dicas para manter a cozinha sempre limpa e o principal, segura. 

O MOTIVO oculta do porquê você NUNCA deve colocar pano na porta do forno
sua cozinha em segurança, nunca coloque pano na porta do forno. Imagem: Unsplash

Motivos para não pendurar pano de prato na porta do forno 

1 motivo: risco à saúde 

Em tudo em que formos fazer dentro da nossa casa é necessário ter muita atenção. A porta do forno é um local quente e úmido, e isso faz com que cresça bastante bactérias, e quando coloca um pano de prato molhado pendurado na porta do forno, fica um ambiente mais propício ainda para criar bactérias. 

Existem alguns tipos de bactérias que são mais comuns e que podem ser encontradas nos panos de cozinha: 

  • . coli, que pode causar diarreia, febre e vômitos 
  • Salmonella, que pode causar febre, dor de estômago e diarreia 
  • Listeria, que pode causar aborto espontâneo, meningite e outras doenças graves 
  • C. difficile, que pode causar diarreia grave e infecções do trato gastrointestinal. 

Ou seja, se você é uma pessoa que usa um pano de cozinha contaminado para limpar algumas coisas, isso pode espalhar bactérias para os alimentos e até mesmo para os utensílios, além de aumentar o risco de doenças. 

2 motivo: riscos à segurança 

Além do risco à saúde que citamos acima, colocar os panos de cozinha na porta do forno é um risco à segurança, quando o forno fica quente, o pano de cozinha pode pegar fogo e causar um incêndio dentro do cômodo.  

Se acontecer do pano de cozinha cair na porta do forno quando for abrir a porta do forno isso pode causar um problema, queimaduras ou ferimentos, é necessário ter muita atenção. 

Veja também: Use sua AIR FRYER para preparar essas DELÍCIAS: aposente seu forno!

Cozinha limpa e totalmente segura 

A cozinha é um cômodo perigoso por ter vários eletrodomésticos e para evitar alguns riscos, principalmente esse do pano de prato na porta do forno, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a mudar essa prática: 

Tenha um porta-panos de cozinha, é uma ótima ideia para manter os panos secos e longo do forno, além disso lave os panos com frequência, a cozinha é um lugar sujo já que se faz muita comida, lave pelo menos uma vez por dia com água quente e sabão. 

Veja também: Qual a diferença entre o micro-ondas e o forno elétrico?

você pode gostar também