O que é e como a MEDITAÇÃO em FAMÍLIA pode ser uma boa opção

Será que o mindfulness (prática de se concentrar completamente no presente) e a meditação em família podem deixar sua vida diária mais leve? É comprovado que a atenção plena e a meditação reduzem a ansiedade, aumentam a empatia, promovem a felicidade e o bem-estar em pessoas de todas as idades e culturas.

Meditar com as crianças pode parecer uma perspectiva estressante, mas essa prática simples e antiga pode assumir diversas formas e, de fato, ser magnífica para os pequenos.

Comece os esses exercícios fáceis e divertidos para apresentar a paz interior para as crianças e para que a família toda sinta que as situações mais estressantes podem ser controladas dentro de cada um.

Saiba como é a meditação em família e porque essa pode ser uma boa opção de programa juntos. | Crédito Imagem: Pixabay
Saiba como é a meditação em família e porque essa pode ser uma boa opção de programa juntos. | Crédito Imagem: Pixabay

Respiração em família: mindfulness e meditação

A respiração é um desses reflexos biológicos ao quais nem damos atenção. Certamente, é algo que fazemos bem, certo? Aprender a fazer respirações profundas para a limpeza do corpo e alma é uma maneira fácil e instantânea de inspirar alguns momentos de concentração silenciosa.

Peça para o seu filho apoiar as mãos sobre a barriga e fechar os olhos. Incentive-o a respiração profundamente pelo nariz, contando até cinco, segurar a respiração durante dois segundos e então fazer contagem regressiva enquanto expira cada gota de ar. Peça para ele observar como o peito dele sobe e desce enquanto ele enche os pulmões e libera o ar.

No entanto, se isso for silencioso demais para o seu filho, vocês podem sussurrar sons de animais enquanto expiram, tais como o zumbido de uma abelha ou o mugido de uma vaca. 

Ouvir com atenção

A atenção plena tem a ver com sintonizar o momento presente e aceitá-lo sem apego ou julgamento. As crianças estão constantemente em movimento, tanto física quanto mentalmente, indo e vindo entre o que aconteceu no final e o que vem depois. Por isso, elas ainda estão desenvolvendo o dom de focar e apreciar o aqui e agora.

Desafie seus filhos com um jogo e peça para se sentarem com as pernas cruzadas e os olhos fechados. Peça a eles para ouvirem com atenção enquanto você toca um sino, um sino de vento ou acordes musicais e para levantarem as mãos quando não conseguirem ouvir mais nenhum som.

Meditação e mindfulness antes de dormir  

As dificuldades na hora de dormir fazem com a meditação noturna seja algo difícil, porém ideal, se você puder incorporá-la à sua rotina. A meditação feita enquanto o corpo está deitado e relaxado é uma boa ideia para a família toda, pois tem como objetivo acalmar a mente através de áudios com instruções relaxantes.

Por exemplo, você pode pedir ao seu filho para que ele imagine que é uma árvore, visualizando suas raízes e galhos, folhas ou flores, assim como o campo ou a floresta onde ele está crescendo e como ele chegou até lá. Peça para ele sentir o calor imaginário do sol e o toque da terra que está embaixo dele.

Fale devagar e inclua uma respiração longa e exagerada entre as pausas. Basicamente, essa é a história mais relaxante antes de dormir! Você pode pesquisar no YouTube “meditação de sono para crianças” para encontrar um anfitrião relaxante ou ideias para a sua própria rotina de meditação guiada antes de colocar as crianças para dormir.

Saiba mais: Como a meditação pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade

você pode gostar também