Bebê pode usar travesseiro para dormir? Confira a verdade

Principalmente para as mães de primeira viagem, é perfeitamente comum querer saber se o bebê pode usar travesseiro para dormir. Afinal, existem inúmeros cuidados que devem ser tomados com qualquer recém-nascido, de modo a não lhe causar nenhum dano, e nesse contexto também entram os cuidados em relação à hora de dormir.

Bem… Ocorre que não basta simplesmente obter um “sim” ou um “não” como resposta: é imprescindível entender todos os fatores que compõem este assunto, e eles serão explicados no decorrer da leitura a seguir.

Bebê pode usar travesseiro para dormir Confira a verdade
Muitos pais buscam saber se o bebê pode usar travesseiro para dormir | Imagem: Brayan Espitia / unsplash.com

Quem busca saber se um bebê pode usar travesseiro para dormir precisa saber disso antes

Os bebês, principalmente os recém-nascidos, são extremamente frágeis, e necessitam de inúmeros cuidados, uma vez que, para eles, tudo pode representar um grande perigo. E, para surpresa de muitos pais, os travesseiros também entram nesse contexto.

Isso ocorre pelo simples fato de que os bebês menores de 1 ano de idade simplesmente não possuem nenhuma habilidade motora e, também, não conseguem controlar devidamente o pescoço, podendo facilmente ficar presos.

Isso, por sua vez, leva ao temido sufocamento, que é uma das principais causas da SMSL (Síndrome da Morte Súbita do Lactente), que é aquela de quando o bebê falece sem haver um motivo aparente imediato.

Além disso, também é importante frisar que, dentro dessa faixa etária, o bebê tem seus ombros menores que a cabeça e, portanto, simplesmente não precisa de nenhum tipo de apoio para se sentir confortável na hora de dormir.

Logo, além de saber se o bebê pode usar travesseiro para dormir, é importante que os pais entendam que o filho (ou a filha) realmente não precisa desse objeto no berço.

Veja também: ESTAS 4 frases destroem sua saúde mental e a dos seus filhos

O bebê pode usar travesseiro para dormir a partir de um momento específico

De modo geral, o bebê pode usar travesseiro para dormir quando claramente começa a se sentir incomodado durante o sono, ou quando seus ombros começam a crescer, ganhando uma melhor proporção em relação à cabeça.

É extremamente importante frisar, porém, que este travesseiro precisa ser baixo, firme, macio e fechado, sem fronhas que possam levar ao sufocamento, por exemplo, principalmente se for uma criança um pouco mais agitada.

Há quem arrisque optando pelo uso de uma peça mais alta. Porém, trata-se realmente de um risco, considerando que isso pode vir a afetar a postura e até mesmo a coluna do bebê com o passar do tempo.

Veja também: Mãe pode trabalhar como influencer: veja 6 DICAS para começar

Outros cuidados para a hora do sono do bebê

Além de introduzir o travesseiro na rotina de sono somente na hora certa, é imprescindível que os pais adotem outros cuidados, de modo a garantir o conforto do bebê e evitar a Síndrome da Morte Súbita do Lactente.

O bebê deve ser mantido de barriga para cima, por exemplo, para que não sufoque, e nunca deve dormir junto aos pais na mesma cama, para que acidentes não aconteçam.

A temperatura do ambiente, por sua vez, deve ser mantida na casa dos 20ºC e, se for necessário cobri-lo com um cobertor, a peça deve ficar sempre na altura dos mamilos.

Veja também: O maior sonho da sua vida será realizado! Mas apenas se estiver nesta lista de signos

você pode gostar também