1º xixi pós-parto: mulher viraliza ao contar como foi

Recentemente, uma blogueira dos Estados Unidos, Dani Austin Ramirez (@/thedaniaustin), viralizou nas redes sociais ao contar alguns detalhes de como foi seu primeiro xixi após o nascimento da filha caçula.Na publicação, que já acumula mais de 12,1 milhões de visualizações e 1,1 milhão de curtidas, a blogueira aparece em um quarto de hospital na companhia de uma mulher, enquanto seu desabafo é filmado.
Veja o relato da blogueira sobre o primeiro xixi após o parto, qual o sentimento e o que houve. - Imagem: Prefeitura de Fortaleza
Veja o relato da blogueira sobre o primeiro xixi após o parto, qual o sentimento e o que houve. – Imagem: Prefeitura de Fortaleza

O relato

Em seguida ela revela os detalhes da primeira ida ao banheiro pós-parto. “Eles [enfermeiros] não deixam você fazer nada. Eu estava tipo: ‘Acabei de ter Stella, minhas entranhas estão rasgadas. Estou sangrando como uma condenada. Eu não tenho que fazer xixi’ declarou ela.“Eu estava com muita dor. Estava tremendo no banheiro. Minhas pernas eram literalmente trêmulas. Eu disse: ‘Ouça, senhora, eu não sei se isso é precaução ou qual é o negócio, mas você tem que me deixar ir. Eu não tenho que fazer xixi.’“Eu poderia entrar em detalhes, mas foi demais” encerrou a blogueira, arrancando gargalhadas de sua acompanhante.Nos comentários da publicação, diversas outras mães contaram que tiveram situações semelhantes.
  • “Minha enfermeira me assustou dizendo que eu poderia ter uma hemorragia se não fizesse o xixi”
  • “Uma enfermeira me deu uma xícara de chá e disse que o líquido quente ajuda muitas mamães. Me ajudou” comentou a segunda.
  • “Passei mais dois dias com sonda porque não consegui. A dor era horrível!” declarou a terceira.
  • “A primeira vez que fiz xixi ainda estava tão inchada que não queimou tanto. Então no dia seguinte eu fiz xixi e meu Deus, pior dor de todas” acrescentou outra.

Período de puerpério

Mães no puerpério costumam ficar muito sensíveis, porque, além da desregulação hormonal, elas se sentem muito cansadas e lidam com muitas transformações. Por isso, é importante tomar cuidado com o que se fala e, principalmente, na maneira como se fala.

5 dicas para ajudar as mães no puerpério

  • Não force a visita
  • Ajude com a alimentação
  • Seja presente, mesmo que virtualmente
  • Evite dar palpites ou fazer comentários negativos
  • Se ofereça para ajudar (lavar e passar roupas, limpar a casa e etc)

O que a mãe precisa no puerpério?

Independente se o parto foi normal ou cesárea, as puérperas necessitam manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas (carnes magras, peixes, leite, queijo, ovos e leguminosas como a soja e o feijão). Por outro lado, é recomendável retirar o excesso de açúcar, sal, gordura animal e frituras.

O que é puerpério?

Puerpério é o período após o parto em que o sistema reprodutivo da mulher retorna ao seu estado normal. Geralmente dura de seis a oito semanas e termina com a primeira ovulação e o retorno da menstruação.Saiba mais: “Vontade de tacar na parede, não sou um monstro”, diz Samara Felippo sobre ser mãe
você pode gostar também