Atenção, MÃE: você conhece sharenting? Pare de expor os filhos nas redes

“Sharenting” é uma das palavras adicionadas ao dicionário Oxford em 2022, descrevendo a prática dos pais que compartilham fotos, vídeos e informações sobre os filhos nas redes sociais, porém os especialistas alertam para os riscos dessa prática à primeira vista inocente.

Pesquisa recente mostrou que mais de 40% dos pais do Reino Unido colocam fotos ou vídeos de seus filhos online. No Brasil, o compartilhamento também é comum, embora não haja dados precisos. Mas basta ver os perfis de parentes e amigos para encontrar lá imagens de pequenos que nem sabem ainda o que é uma rede social.

Um dos principais riscos é a violação da privacidade das crianças, já que elas têm as vidas expostas sem o seu consentimento. Fora da bolha virtual, compartilhar informações detalhadas sobre os filhos também podem colocá-los na mira de pedófilos, segundo pesquisadores.

Aprenda a enviar fotos com ALTA QUALIDADE no WhatsApp; nova função

Pais se sentem pressionados a postar sobre filhos nas redes sociais

Pais compartilham a vida de seus filhos na internet por muitas razões, segundo os especialistas.

Em um artigo publicado, explicam que entre os motivos estão o orgulho que sentem das crianças e, por isso, querem contar à família e amigos sobre os marcos e a vida diária dos pequenos; buscar apoio e aconselhar outros pais; e para guardar memórias.

Mas as decisões sobre se, onde e quanto compartilhar representam um dilema para muitos pais. “Alguns podem sentir que não têm escolha real. Cada vez mais eles são incentivados a compartilhar por terceiros. Isso inclui família, amigos, escolas, comunidade, imprensa e as grandes marcas”, disse.

Vale lembrar que muitas plataformas de redes sociais, como Facebook e TikTok, por exemplo, coletam e compartilham informações entre si.

Como proteger os dados dos filhos nas redes sociais

Existem maneiras de tornar o compartilhamento sobre os filhos nas redes sociais mais seguro, segundo a professora.

Um deles é a desativar o GPS no aplicativo da câmera do smartphone para que os dados de localização não sejam anexados às fotos. Outra opção é revisar as configurações de privacidade nas plataformas e limitar quem pode ver as postagens.

No Instagram, por exemplo, por padrão, as contas de adultos são definidas como públicas. É necessário colocar a conta como privada para que as informações estejam disponíveis apenas para os seguidores.

Mas não são só os pais que compartilham as informações dos filhos online. Familiares, amigos e até as escolas costumam fazer publicações públicas com informações de crianças.

A especialista recomenda conversar com as instituições, a família e as pessoas mais próximas sobre como as informações dos filhos devem ser compartilhadas e, se possível, isso deve ser feito antes mesmo do nascimento do bebê.

Segundo especialistas, ao compartilhar as informações de filhos nas redes sociais, está se criando uma identidade digital que o acompanhará por toda a vida.

Por isso, a recomendação é evitar postar informações que sejam excessivamente reveladoras ou privadas, ou que possam perturbar ou constranger as crianças no futuro, como birras e imagens de nudez, por exemplo.

Algumas pesquisas já foram realizadas para investigar o que os jovens pensam sobre o compartilhamento feito por seus pais na internet.

Enquanto algumas crianças acham que isso pode ser positivo, desde que sejam retratados em em uma imagem ou identidade online positiva, outras dizem que o excesso de exposição da própria vida por terceiros pode causar constrangimento e ansiedade. E muitos querem que seus pais peçam permissão antes de postar.

Saiba mais: Impacto de pais narcisistas nos filhos; veja quais são

você pode gostar também