Fiz isso para amaciar estas 7 carnes de segunda e DEU CERTO

O churrasco já faz parte da vida do brasileiro, sendo uma espécie de tradição muito popular: uma oportunidade deliciosa para reunir a família e os amigos. E, o que muita gente não sabe, é que viver esse momento não precisa ser algo custoso, uma vez que vale a pena comprar alguns cortes de carnes de segunda que, quando preparados da forma certa, ficam tão saborosos e macios quanto às carnes de primeira.

Aliás: pode-se dizer que existem nada menos que 7 carnes de segunda que combinam muito com churrasco e, no decorrer da leitura a seguir, será possível aprender a como lidar com elas antes de irem para a churrasqueira.

Fiz isso para amaciar estas 7 carnes de segunda e DEU CERTO
Fazer um churrasco só com carne de segunda é possível | Imagem: José Ignacio Pompé / unsplash.com

As carnes de segunda que podem ser amaciadas facilmente, deixando o churrasco mais barato

As carnes de segunda nada mais são do que aquelas que ficam na parte traseira ou dianteira do animal, sendo estes os locais conhecidos por terem mais músculo. E é por isso que elas costumam apresentar mais resistência do que as chamadas carnes de primeira que, por sua vez, são retiradas de áreas mais nobres.

Porém, com o preparo certo, é possível deixar as carnes de segunda macias e muito saborosas.

E estas são as 7 carnes que fazem parte desse contexto e podem ser usadas em churrasco:

1.       O acém que, embora um pouco duro, é muito saboroso, e que fica mais macio quando fica marinando por 24 horas na geladeira (desde que esteja em pedaços pequenos);

2.       A fraldinha de segunda, que é nada menos que um corte menos gorduroso que a fraldinha tradicional;

3.       O cupim, que é saboroso e também pode ser duro, pode ser marinado por 24 horas para amaciar. Temperá-lo com limão e vinagre também é uma boa ideia, para ficar mais macio;

4.       O músculo, que é comum nas sopas e também pode compor o churrasco;

5.       O coxão mole, que é mais macio que outras carnes de segunda e, quando grelhado, fica com um sabor único;

6.       O patinho, que, se não preparo com o devido cuidado, pode ficar seco, por ser uma carne magra;

7.       O peito, que é muito suculento e tem uma textura bem marcante.

Veja também: A partir de agora, você JAMAIS jogará a casca de laranja no lixo novamente

As 3 maneiras de deixar as carnes de segunda mais macias

Existem, na verdade, diversas formas de deixar as carnes de segunda com mais maciez. Mas, utilizando as 3 listadas abaixo, qualquer pessoa conseguirá resultados muito satisfatórios:

Forma 1

A primeira forma é a famosa marinada, que pode ser feita de diversos jeitos. É possível usar, nesse processo, ingredientes como limão, vinagre, frutas cítricas, vinho, especiarias e ervas.

Forma 2

Outra forma muito interessante de lidar com as carnes de segunda é batendo nelas com um batedor próprio para uso culinário. Porém, embora essa técnica traga maciez, ela também pode “quebrar” as fibras do alimento, então vale a pena ter cuidado.

Forma 3

A terceira forma é simplesmente deixar a carne cozinhando por mais tempo, sempre se atentando para que a mesma não acabe ficando seca.

Veja também: Frigideira antiaderente: NUNCA cozinhe estes alimentos nela

você pode gostar também