Dia das Crianças: 8 MELHORES ideias para brincar em família

Não há nada melhor do que comemorar datas importantes com atividades superdivertidas, não é mesmo? O Dia das Crianças foi criado em 1955, para aumentar a comercialização de brinquedos. Hoje, ele se tornou uma grande homenagem aos pequenos. A seguir, confira oito brincadeiras para o Dia das Crianças!

Com o dia das crianças se aproximando, separamos 8 ideias para brincar em família. Confira!
Com o dia das crianças se aproximando, separamos 8 ideias para brincar em família. Confira!

Brincadeiras para a criançada

1. Teatro com bonecos

Uma maneira superdivertida de comemorar o Dia das Crianças é fazer um teatro com fantoches. Para isso, é bem simples: ensine os pequenos a manusearem os bonecos e construírem um enredo para cada um deles. Aqui, vale usar a imaginação e criar algo do zero ou se inspirar nas histórias preferidas deles.

2. Quem sou eu?

Que tal brincar de um jogo de adivinhação? No “Quem sou eu?”, cada participante é um personagem e tenta adivinhar qual por meio de perguntas de “sim” e “não”. Para isso, cada um coloca um papel na testa e pede as dicas aos demais.

3. Acampamento

Das brincadeiras para crianças, o acampamento é uma das mais divertidas. Isso porque ele pode ser feito em diversos lugares da casa. Se tiver um jardim, por exemplo, você pode armar a tenda nele e passar uma “noite fora de casa”. Dentro do lar, é possível criar um forte com almofadas e travesseiros.

4. Caça ao tesouro

É claro que a caça ao tesouro não poderia faltar na lista com brincadeiras. A atividade consiste em esconder um “tesouro” em algum lugar da casa e deixar algumas pistas para os pequenos encontrarem esse objeto.

O tesouro pode ser um brinquedo, uma guloseima, ou até mesmo um livro, basta usar a criatividade. É bacana que as pistas exijam dos pequenos um conhecimento compatível com a faixa etária. A caça ao tesouro é um dos tipos de brincadeiras legais para reunir os amiguinhos no Dia das Crianças.

5. Jogos de tabuleiro

Uma boa alternativa para um Dia das Crianças chuvoso são os jogos de tabuleiro. Existem diversos tipos que podem agradar a todos os gostos. Nesse caso, é muito importante checar a faixa etária indicada, principalmente em jogos que contam com peças pequenas. Dentre os mais tradicionais estão Banco Imobiliário, Cara a Cara, Perfil e War.

6. Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é uma das brincadeiras mais legais para comemorar o Dia das Crianças. Além de toda a diversão que proporciona, ele estimula a noção espacial, percepção visual, resolução de questões, memória e observação. Depois, você pode transformar a figura em um quadro.

É bacana escolher um modelo adequado para a faixa etária da criança, porque o nível de dificuldade vai aumentando conforme a idade. O melhor é que, com o quebra cabeça, os adultos e a criançada podem se unir para formar a figura desejada.

7. Mão na massa

Se procura brincadeiras legais para brincar com a criançada no Dia das Crianças, então que tal usar as massinhas de modelar? Além de superdivertidas, elas ajudam a desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade na hora de criar esculturas incríveis.

8. Elefante colorido

Elefante colorido é uma das brincadeiras para o Dia das Crianças que faz os pequenos gastarem energia. É recomendado ter pelo menos três participantes. Um é escolhido para comandar. Quando ele fala “elefante colorido!”, todo mundo deve responder “que cor?”. Então, ele escolhe alguma.

Brincar é a melhor maneira de ensinar

As brincadeiras com regras ensinam o valor de segui-las, desenvolvem a empatia e o autoconhecimento. Com elas, os pequenos observam as reações alheias e se dão conta de tudo o que sentem ao perder ou ganhar um jogo.

Outro bom ensinamento das brincadeiras é a socialização. Considerando que boa parte delas precisa de vários participantes, é bem bacana para a criançada ter esse contato com pessoas da mesma idade. Essas relações ajudam a desenvolver paciência e resiliência enquanto estimulam o trabalho em equipe.

Saiba mais: Vereador sugere que crianças com autismo devem ser curadas “na chibata”

você pode gostar também