Ovo com casca rachada: posso comer ou devo jogar fora?

Quando pensamos em alimentos básicos que não podem faltar de jeito nenhum da nossa cozinha, não esquecemos dos ovos, pois é um alimento que está presente em diversos pratos culinários, desde o café da manhã até o jantar, é um ingrediente que ganhou espaço na cozinha brasileira e ao redor do mundo. 

No entanto, você já parou para pensar o que fazer quando encontrar um ovo com a casca rachada? Hoje viemos te informar qual é esse mistério e se realmente ´-e seguro comer quando o ovo está com a casca rachada. 

Ovo com casca rachada posso comer ou devo jogar fora
confira quando que pode comer o ovo com a casca rachada. Imagem: Freepik

É seguro comer ovos com casca rachada?  

O primeiro de tudo é entender que não tem uma resposta crucial que se refere somente a um “sim’ ou “não”. Isso acontece porque a segurança de consumir um ovo com casca rachada vai depender de alguns pontos, principalmente para saber como essa rachadura aconteceu. 

Se alguma vez você comprou ovos e quando chegou na sua casa e estava com a casca rachada, é recomendado evitar o consumo, isso porque existem bactérias presentes na casca do ovo, que é no mesmo canal onde as galinhas fazem as fezes e isso pode entrar pelas rachaduras e aumenta o risco de contaminação e de intoxicação alimentar. 

Ovo racha no caminho para casa 

É um ponto interessante, se quando você comprou a cartela de ovos e estava intacta e racharam no meio do caminho ou quebrou dentro da sua cozinha ainda tem como usar. Uma dica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda retirar o conteúdo do ovo e armazenar em um pote limpo e manter ele refrigerado e consumir em até dois dias. 

Veja também: OVO COZIDO muito fácil: 3 itens para fazer a casca se desmanchar

Casca quebra durante a fervura 

Se isso acontecer com você, temos uma resposta positiva, se os ovos estavam sendo cozidos e a casca quebrou durante a fervura, não precisa se preocupar, a alta temperatura age como um mecanismo de defesa e elimina as bactérias e torna o ovo seguro, ou seja, pode comer normalmente. 

É preciso tomar cuidado com todo tipo de alimentos e ter segurança em relação a casca do ovo, principalmente quando ela estiver rachada, como foi citado acima. É necessário saber se prevenir e se saber como cuidar ainda terá como consumir e não desperdiçar. 

Agora quando encontrar um ovo rachado vai ser mais fácil de saber como agir, já que aprendeu essas dicas, o ovo precisa ser manuseado com atenção. 

Veja também: Finalmente a resposta CERTA! Esta é a diferença ente ovos brancos e marrons

você pode gostar também