Incrível! Se o dono falecer, este é o TEMPO que demora para seu pet se esquecer

É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ter um pet para chamar de seu. E não importa quais sejam os cuidados necessários: banhos, vacinas, passeios, brincadeiras… Tudo isso costuma se tornar irrelevante diante da alegria que os animais de estimação costumam proporcionar.

Mas, eis uma pergunta que algumas pessoas costumam se fazer, dentro desse contexto: como será, exatamente, que o pet fica depois de o seu dono falecer? E quanto tempo, exatamente, ele leva para esquecer essa pessoa?

E a boa notícia, para quem se questiona a esse respeito, é que as respostas já existem, conforme será mostrado no conteúdo a seguir que, para fim de um entendimento mais prático, irá considerar os cachorros como pets principais.

Incrível! Se o dono falecer, este é o TEMPO que demora para seu pet se esquecer
A ligação de um pet com seus donos se mantém mesmo após a morte | Imagem: Jamie Street / unsplash.com

As características do cachorro como pet

O cachorro é conhecido basicamente como o melhor amigo do homem e, para a sorte de quem ama este pet em questão, não existem estudos que sejam capazes de desmentir essa amizade, ou mesmo de colocar outro animal no mesmo nível.

Afinal, de modo geral, o cachorro costuma se caracterizar pelo fato de ser um companheiro maravilhoso, que se mantém ao lado de seus donos inclusive nos momentos mais tristes, de certa forma compreendendo as coisas que acontecem ao seu redor.

E, de acordo com a ciência, os “doguinhos” têm, ainda, a surpreendente qualidade de lembrar por muitos anos das pessoas com as quais conviveram.  

Veja também: Usei este óleo vegetal e consegui tirar os CRAVOS DO NARIZ rapidinho

Por quanto tempo, exatamente, este pet se lembra do seu dono, afinal?

De acordo com a ciência, o cachorro tem um olfato apurado e potente, que é composto por nada menos que 300 milhões de receptores, enquanto que o olfato dos humanos tem apenas 6 milhões.

E é exatamente essa a arma usada por esses animais, para que não se esqueçam das pessoas com as quais já conviveram.

Ou seja: explicando de outra forma, o olfato é primordial para que a incrível capacidade de memória desse pet possa existir.

Inclusive, um estudo realizado por Gregory Berns, neuroeconomista atuante na Emory University, mostrou que os cachorros nunca se esquecem do tom de voz de alguém, nem de sua aparência física ou de seu cheiro. Então, não importa quanto tempo se passe após as mortes de seus donos: a lembrança sempre permanecerá.

Não é nem mesmo exagero afirmar que eles podem realmente ficar tristes caso cheirem uma peça de roupa, por exemplo, uma vez que podem acreditar que o dono está de volta.

O estudo também revelou que estes animais se lembram até mesmo dos comportamentos de seus humanos.

Trata-se, portanto, de uma ligação inquebrável, provando a existência de um amor incondicional e de muita lealdade por parte dos amigos de quatro patas.

Vale lembrar, ainda, que algumas raças podem ser mais inteligentes que outras, e podem memorizar mais detalhes com mais facilidade.

E todas essas informações, juntas, de fato comprovam que o termo “melhor amigo do homem” nunca foi tão belo e verdadeiro como quando estudado a partir da capacidade que um animal de estimação tem de lembrar de alguém.

Veja também: Nem tudo deve ser limpo! 8 coisas que ficam FORA DA FAXINA

você pode gostar também