Muitos fazem isso! 4 erros que podem causar hemorroida

Especialistas advertem sobre o risco da hemorroida e oferecem algumas orientações práticas para a prevenção.

O hábito de permanecer por muito tempo no vaso sanitário pode aumentar o risco de Hemorroidas, de acordo com especialistas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de metade das pessoas com 50 anos ou mais sofrem da doença. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) explica que esse comportamento pode ser um fator de risco.

Especialistas advertem sobre o risco da hemorroida e oferecem algumas orientações práticas para a prevenção.
Sentar (Pxhere/Reprodução)

Riscos da permanência prolongada

Ficar muito tempo no vaso sanitário não é apenas uma questão de conforto, mas sim um fator de risco para a saúde. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia alerta que essa prática pode não apenas aumentar a pressão nas veias da região retal, mas também levar ao esforço excessivo durante a evacuação, o que pode causar danos às hemorroidas.

Esse hábito não é saudável e pode levar à complicação da doença mesmo em pessoas com intestino saudável. Ele recomenda que o tempo no vaso sanitário seja limitado a 5 a 10 minutos para cumprir as necessidades e fazer a higiene adequada.

Outros fatores de risco

Além do tempo prolongado no vaso, outros fatores podem influenciar no desenvolvimento da doença. Entre eles, a gravidez é um importante fator de risco. Durante a gravidez, a pressão adicional sobre a pélvis pode aumentar a pressão nas veias retais e diminuir a motilidade intestinal, tornando as hemorroidas mais propensas a inflamações.

O envelhecimento também é um fator a ser considerado. Com o passar dos anos, ocorre a perda de fibras musculares que sustentam as hemorroidas. Isso pode tornar essas estruturas mais suscetíveis a inflamações e inchaços.

Prevenção e cuidados

  • Tempo médio no vaso: Estima-se que 5 a 10 minutos sejam suficientes para cumprir as necessidades, fazer a higiene e sair do banheiro;
  • Quando ir ao banheiro: Sente-se no vaso apenas quando sentir a necessidade real de evacuar. Evitar permanecer por muito tempo no vaso ou fazer esforços excessivos é fundamental;
  • Postura e posição correta: Para facilitar a passagem das fezes, é recomendado apoiar os pés em um banquinho, o que melhora a angulação do ânus com o reto e ajuda na evacuação;
  • Cuidados essenciais: Após o uso do vaso, é importante fazer a higiene da região anal. O uso de ducha higiênica é recomendado, seguido por uma limpeza delicada com papel para secar. Usar papel antes de limpar a região pode causar coceira e sangramento, especialmente em pessoas com hemorroidas.

Manter a saúde intestinal é fundamental

Seguir essas orientações pode ser uma maneira eficaz de prevenir o desenvolvimento da condição. Além disso, consultar um médico em caso de dúvidas ou problemas é sempre aconselhável para garantir a saúde intestinal.

A hemorroida é uma condição comum, mas evitável. A prevenção se baseia em evitar hábitos que aumentem a pressão nas veias retais, como permanecer muito tempo no vaso e fazer esforços excessivos durante a evacuação. Adotar bons hábitos no banheiro e consultar um médico em caso de dúvidas são medidas essenciais para garantir a saúde intestinal.

Quer entender melhor os sintomas da hemorroida? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também