Harvard revela o que faz os cabelos brancos aparecerem

Os cabelos brancos são geralmente causados pela perda de pigmento chamado melanina, que dá cor aos cabelos, pele e olhos.

Cabelos brancos são uma realidade inevitável para muitos, mas compreender sua origem é crucial para desmistificar crenças populares. A pesquisa conduzida pela Harvard Medical School revela informações objetivas sobre o fenômeno.

Harvard revela o que faz os cabelos brancos aparecerem
Grisalho (Pxhere/Reprodução)

Origem dos cabelos brancos

A Harvard Medical School investigou a ligação entre o envelhecimento dos folículos capilares e o surgimento dos cabelos brancos. O membro da instituição, Robert H. Shmerling, enfatiza que a cor do cabelo é estabelecida quando um folículo capilar produz o fio.

A mudança de cor, portanto, não ocorre: se um fio começa castanho, permanecerá assim. Contudo, a produção progressivamente reduzida de cor pelos folículos, um processo natural associado ao envelhecimento, resulta nos cabelos grisalhos, geralmente evidentes após os 35 anos.

Envelhecimento dos folículos capilares

Contrariando suposições comuns, o estudo da Harvard Medical School refuta a ideia de que o estresse é um catalisador significativo para os cabelos grisalhos. Shmerling ressalta que a causa primária é intrínseca ao processo biológico de envelhecimento dos folículos, não sendo diretamente influenciada por fatores externos, como o estresse.

A ciência por trás dos cabelos brancos, como revelado pela Harvard Medical School, oferece uma visão clara do processo. O entendimento de que o envelhecimento dos folículos capilares é o fator preponderante elimina mitos arraigados e permite uma abordagem mais informada sobre o fenômeno natural do embranquecimento capilar.

Genética como fator

A genética também surge como um fator determinante, podendo acelerar o aparecimento dos cabelos grisalhos antes da idade comumente associada a esse fenômeno. Essa predisposição genética, identificada pelos pesquisadores, destaca a diversidade na experiência do envelhecimento capilar entre os indivíduos.

Preferência por soluções naturais

Não obstante as explicações científicas, muitas mulheres mexicanas optam por abordagens naturais para camuflar os cabelos brancos, desviando-se das tinturas artificiais disponíveis no mercado. A escolha por métodos naturais é respaldada pela preocupação com os danos que as tinturas podem causar.

O uso frequente de tinturas artificiais pode resultar em ressecamento e fragilidade capilar, levando muitas a buscar alternativas mais suaves e menos agressivas para manter a estética capilar. A preferência por métodos naturais entre as mulheres mexicanas destaca uma tendência em direção a escolhas menos prejudiciais ao cabelo.

Este fenômeno, muitas vezes encarado como inevitável, é agora explicado pela ciência, proporcionando uma compreensão mais profunda e desmistificando concepções errôneas associadas ao surgimento dos cabelos grisalhos.

Cuidados capilares

O estudo da Harvard Medical School não apenas desvenda os mistérios por trás dos cabelos grisalhos, mas também abre portas para uma aceitação consciente desse aspecto natural do envelhecimento. A compreensão científica oferece uma base sólida para abordagens de cuidados capilares, permitindo escolhas informadas e saudáveis para homens e mulheres que buscam entender e lidar com a inevitabilidade dos cabelos brancos.

Rotina de cuidados para cabelos brancos? Confira no vídeo a seguir:

você pode gostar também