O efeito da escova progressiva nos cabelos

O cabelo liso faz parte do imaginário. Está estampado em revistas, jornais populares, aparece nas novelas, é visto nas propagandas de shampoo.   

Quem nasce com cabelo liso pode querer mudar de textura. Quem não nasce, pode pesquisar por técnicas como a escova progressiva sem formol para alisar os fios.    

Novos procedimentos surgem constantemente a fim de mudar a estrutura dos cabelos, facilitando os cuidados e garantindo um liso duradouro.

No entanto, o mais famoso continua sendo a escova progressiva. O que muitas pessoas não sabem é que já é possível fazer a escova progressiva sem formol.

Há muitos mitos sobre procedimentos capilares como o alisamento, que é muitas vezes mal-visto. A verdade é que ele é uma das muitas formas que temos de mudar a estrutura dos nossos fios e aderir a um visual novo quando temos vontade. Um alisamento bem-feito pode ser uma maravilha.

As mulheres estão em busca dos melhores produtos para cabelo, a melhor chapinha, as melhores tinturas, etc, com a escova progressiva não poderia ser diferente. A escova progressiva sem formol tem sido cada vez mais procurada, principalmente por quem já fazia escova progressiva antes e deseja uma técnica diferente.

Quem já fez progressiva sabe que o formol pode causar uma ardência nos olhos e é conhecido por poder trazer alguns problemas de saúde, um dos principais motivos pelo qual a escova progressiva sem formol foi desenvolvida.

Ainda que este seja um procedimento comumente realizado, muitas mulheres ainda tem dúvidas sobre seu funcionamento e suas indicações.

Isso também se deve ao fato de que, infelizmente, há muita informação errônea acerca da escova progressiva disponível.

Escova progressiva sem formol

Sim, o formol é eficiente para a conservação, mas a proibição de seu uso se deve a uma série de fatores que tem como foco a saúde das pessoas que se submetem a procedimentos químicos de forma geral.

Foi então que a escova progressiva começou a ser mal vista e diversos sites de compras pela internet passaram a advertir sobre esse problema.

E é claro que isso deveria exigir uma solução das empresas cosméticas. Essa solução foi o desenvolvimento de um novo procedimento que não tivesse essa substância como base.

A escova progressiva sem formol funciona como a sua versão mais famosa sem, no entanto, ter o polêmico componente chamado formol.

Esse método de alisamento capilar também busca reduzir o volume e frizz, trazendo resultados semelhantes ao da escova progressiva tradicional.

Essa técnica, aprovada pela ANVISA, realiza o alisamento por meio de ativos naturais e químicos que, no entanto, não são agressivos aos cabelos nem à saúde daquelas que se submetem ao tratamento.

Embora isso não signifique que ela promoverá uma hidratação capilar, ela será menos agressiva do que o procedimento realizado com a utilização de formol.

Isso porque esse componente cria uma espécie de barreira em volta da fibra capilar que dificulta a penetração de tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução.

Os principais benefícios dessa técnica

O principal benefício da escova progressiva sem formol está exatamente em seu nome, ou seja, a ausência dessa substância cancerígena. Dessa forma ela não será prejudicial à sua saúde e também não danificará suas madeixas.

A ausência do formol também garante que tal tratamento possa ser feito em cabelos que receberam química recentemente, o que não ocorre com a escova progressiva com formol.

O cheiro do produto utilizado nessa técnica também é menos desagradável, além de não causar irritação nos olhos.

O cabelo liso submetido à escova progressiva sem formol também poderá ser lavado logo no primeiro dia da aplicação.

Para manter o efeito da escova por mais tempo, é importante aliar o tratamento a cuidados específicos para o cabelo alisado, fazendo com que a fibra capilar fique mais forte e nutrida.

Esse tratamento pode ser realizado no salão ou em casa. Não é indicada a utilização de shampoo anti-resíduos após a escova progressiva, pois esse produto poderá diminuir o efeito da progressiva. O mesmo ocorre com as chamadas hidratações de limpeza profunda.

A durabilidade da escova progressiva sem formol costuma ser de cerca de dois meses, período após o qual o tratamento deverá ser realizado novamente.

Utilize produtos específicos para madeixas alisadas e não se esqueça do protetor térmico e do protetor solar para cabelo, produtos que amenizarão a ação de agentes externos como o sol, vento e poluição.

Leia mais: Beleza masculina: Cuidados essenciais com cabelo e barba

Qual é a melhor máquina de cortar cabelo para comprar ?

Cabelo seco, oleoso ou incontrolável? Experimente essas 11 dicas!

você pode gostar também