As crianças cresceram? Saiba renovar o quarto infantil para adolescente

A decoração de um ambiente sempre acaba refletindo na personalidade dos seus donos e um quarto é onde isso mais transparece.

Quando os filhos são pequenos, muitas vezes os pais optam por uma composição infantil e lúdica adequada para seu desenvolvimento.

Contudo, quando as crianças entram na adolescência, essa temática acaba por não refletir na personalidade ainda em desenvolvimento, o que significa que é hora de renovar o cômodo.

E de preferência em uma data promocional, como a Black Friday, para economizar nos gastos e investir na criatividade.

Personalidade forte na decoração

A primeira coisa que os pais devem ter em mente é que a opinião dos filhos é muito importante nessa etapa, pois é ela que vai decidir se o investimento foi bom ou ruim.

É importante ressaltar que a escolha da temática do ambiente é o principal ponto que deve ser respeitado, visto que é o jovem ocupante do cômodo que deve se sentir feliz em dormir ali. Independente de você contratar — ou não — um design de interiores ou arquiteto, as preferências do adolescente devem ser sempre consideradas.

Para dar mais identidade ao local, você utiliza vários objetos de decoração como jogos de cama com estampas, almofadas decorativas, quadros e posters com imagens que o adolescente em questão gosta de videogame, etc. Soltem a imaginação.

Cantinho dos estudos

Para a alegria dos pais (que ainda não confiam nos gostos dos filhos) os próximos pontos são mais técnicos, o que vai dar maior protagonismo para eles, ainda assim, as opiniões do jovem devem ser consideradas.

Todo o quarto de adolescente deve ter um espaço de estudos adequado e confortável. É importante que o futuro ocupante do quarto indique onde ele se sente melhor nesse momento, porém algumas dicas devem ser levadas em conta.

Não é recomendável colocar a escrivaninha próxima de janelas, sacadas e outros objetos que desviem sua atenção. A cadeira deve ser o mais confortável possível, e de preferência de rodinhas e com um bom encosto de cabeça, como as modernas gamers, por exemplo.

Outra sugestão é a criação de um local para a leitura. Isso pode ser feito de uma maneira muito simples: uma estante ou prateleiras oferecendo diversas opções de livros, poltronas, puffs ou tapetes macios para que o jovem se acomode nas horas vagas.

Organização

Os adolescentes são geralmente vistos como pessoas desorganizadas e bagunceiras, mas nem sempre isto é verdade. Independente do caso, que tal incentivar seu filho a ser uma pessoa organizada investindo em armários multiuso, caixas organizadoras, gavetas e outros mecanismos?

Apesar de que pesquisar móveis parecer a princípio uma atividade mais adulta, é importante que o adolescente participe ativamente dessa etapa.

Ele deve mostrar como prefere guardar seus objetos e se está feliz com a escolha, afinal não é você que vai manter o cômodo arrumado, certo?

Invista em móveis versáteis

Em uma casa, é comum deixar um local para recebermos os amigos e familiares, normalmente uma sala de estar ou em um espaço gourmet. No quarto dos adolescentes o mesmo se aplica.

Você pode colocar mais puffs no cômodo, uma mesa de jogos, montar um cantinho para o videogame ou maquiagem, uma cama extra, etc. O que lhe mais convém.

O quarto do seu filho ou filha deve ser um ambiente agradável tanto para ele(a) quanto para os amigos.

Claridade

Uma recomendação feita por especialistas é que as cortinas de um quarto adolescente não devem ser escuras, visto que jovens nessa idade necessitam acordar com a luz natural, uma vez que isso faz com que o ciclo hormonal trabalhe de forma equilibrada, proporcionando um despertar calmo e sem sonolência.

 Detalhes que fazem a diferença

Na hora de montar um quarto adolescente, é interessante colocar alguns detalhes no quarto que o jovem mais gosta, como locais que gostaria de conhecer, bandas musicais, atores e atletas que curte, times favoritos e até personagens fictícios que adora.

O mercado é composto por tantas opções de objetos decorativos que vão desde quadros, relógios, action figures, abajures e entre outras coisas.

Caso não encontre uma opção que agrade, você pode considerar fazer você mesmo ou sob encomenda. O importante é agradar o morador daquele quarto.

Cores

As cores também são importantes na renovação do quarto infantil para adolescente. Não convém, por exemplo, utilizar tons considerados infantilizados, como o rosa e o azul, por exemplo.

Use cores ou combinações que fogem do comum. Um quarto diferente e único sempre impressiona as pessoas pela ousadia. Quer uma palavra que define melhor um adolescente como essa?

você pode gostar também