Quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro

Neste artigo esclarecemos uma dúvida comum que é quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro. Além disso, também traremos respostas para outras dúvidas sobre esse procedimento cirúrgico.

A chegada de um filho, principalmente se for o primogênito gera muitas dúvidas, como alimentar, quais os cuidados gerais necessários, como escolher o carrinho de passeio infantil, como escolher as roupas e por aí vai, com a cesárea não é diferente e essa é a dúvida que responderemos no texto de hoje.

Por isso, se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura, vamos mostrar com uma linguagem simples e objetiva em quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro e de bônus daremos algumas dicas indispensáveis para esse momento da vida.

O que é a cesárea? Como ela é feita?

A cesárea é uma cirurgia de médio porte onde se realiza uma incisão transversal na região do abdômen. Nessa incisão, que tem aproximadamente 10 centímetros, cortam-se sete camadas de pele.

Com isso, esse tipo de procedimento requer um certo tempo para a recuperação, conseguindo-se a recuperação interna e externa adequada dos tecidos.

A cesárea é indicada para quando existe risco na realização do parto normal.

Na realização desse tipo de cirurgia o repouso é algo de extrema importância tanto para a recuperação do corte quanto também porque o útero precisa desse tempo para voltar ao seu tamanho normal.

Depois do tempo de repouso, então já será possível fazer a remoção dos pontos, caso na sutura tenha sido utilizado fio não absorvível. Mas, afinal em quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro?

Quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro

em quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro

O tempo médio para a cesárea cicatrizar por dentro é de 60 dias, mas esse tempo pode variar para mais ou para menos a depender de outros fatores como o fio utilizado e a experiência de cada cirurgião. Desse modo, o tempo varia entre 30 a 90 dias.

Nesse tempo, então, a mulher não pode realizar nenhum tipo de atividade física, nem fazer caminhadas ou dirigir por longas distâncias. Essas são algumas das recomendações, falaremos mais sobre elas no tópico a seguir.

Ainda assim, mesmo após o período de repouso recomendado ter passado, se sentir algum desconforto no abdômen realizando alguma atividade, então pare imediatamente. A dor é um alerta para indicar que você já chegou ao seu limite e é a hora de parar.

Uma dica importante para sua saúde, importante parar quando sentir alguma dor, pois assim evitará a formação de hérnias ou a abertura do corte.

Mas sobre quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro, é importante que você saiba que para que a recuperação seja total é necessário aguardar um período de 12 a 18 meses. Assim se atingirá o aspecto que se necessita para a completa recuperação após a cesárea.

Alguns cuidados importantes para quem realizou ou realizará uma cesárea

Um dos primeiros cuidados é quanto a limpeza do local onde foi feito o corte. O recomendado é fazer a limpeza usando água e sabão, tomando o cuidado de deixar esse local sempre seco. Não utilize nenhum creme na região.

Mais uma coisa importante é sobre a prática de atividades físicas. Como citado no tópico anterior, nos primeiros meses após a cirurgia é importante o repouso, evitando qualquer tipo de atividade física para que os pontos não abram.

Cada mulher tem o seu tempo de recuperação, logo, siga a orientação do seu médico quanto a isso.

Os banhos de sol também devem ser evitados para prevenir que a cicatriz fique escurecida. Nesse caso, os banhos de sol na região da cicatrize devem ser suspensos por ao menos seis meses.

Fique sempre atenta a alterações na região do corte. Se a pele nesse local estiver com secreções, vermelhidão ou quente, por exemplo, bem como se sentir que a dor ali está maior, a orientação é buscar o seu médico imediatamente.

Há ainda mais uma recomendação importante que é manter o local da incisão bem arejado sempre que for possível.

Caso surja alguma queloide é importante sinalizar o seu médico sobre isso também. Uma queloide é uma cicatriz que é espessa e elevada, tendo uma superfície que é lisa. Essa cicatriz fica ao longo do corte e pode formar nódulos.

Mais uma recomendação importante é sobre o tempo para a próxima gravidez após uma cesárea. Como o útero ainda estará se recuperando, o recomendado é que se espere ao menos 18 meses para engravidar novamente. Esse tempo é importante para que o corpo volte ao que era antes.

Chás para reduzir o inchaço

Há alguns chás que são permitidos para a mulher consumir após ter realizado uma cesárea. O chá de camomila e de hortelã, por exemplo, são ótimos para esse período, uma vez que o corpo retém mais líquido após a cesárea.

Esses são chás que não têm contraindicações, não afetando a produção de leite. O consumo deles ajudará a ter uma recuperação melhor. O indicado é esses chás sejam consumidos sem açúcar.

Alguns cuidados com a roupa também

Alguns tecidos também influenciam em quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro.

Existem tecidos que podem ser prejudiciais ao causarem atrito na cicatriz. Materiais como poliéster ou microfibra, que são sintéticos, podem gerar uma inflamação crônica. Mas isso varia de acordo com a sensibilidade da pele de cada mulher.

Nesse caso, o indicado é usar roupas de linho ou de algodão até a sua completa recuperação. Nas mulheres que fizeram uma cesárea recentemente, o recomendado é usar calcinha feita de algodão.

Agora você já sabe em quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro, conte isso para outras pessoas, compartilhe este texto em suas redes sociais.

Quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro