Dá para lavar sapatos na máquina? SIM, mas só se fizer o seguinte

O nosso calçado é o que mais suja em nosso dia a dia, pois é ele que fica diretamente em contato com o pó e sujeira da rua, germes e bactérias do chão. As vezes o calçado fica tão sujo que não basta apenas uma lavagem para deixá-los brilhando novamente e totalmente higienizá-los, por isso que é bom lavar na máquina. 

Vale ressaltar que não são todos os sapatos que precisam ser lavados na máquina de lavar roupa, antes disso é necessário também ler o rótulo de cada sapato para ver quais materiais podem ir à máquina, como por exemplo o couro ele deve ser lavado a seco. 

Dá para lavar sapatos na máquina SIM, mas só se fizer o seguinte
veja como lavar os sapatos na máquina. Imagem: Pexels

Quais são os tipos de calçados que podem ir na máquina? 

Os mais adequados para irem em uma lavagem na máquina de lavar, são os tênis que são feitos de lona ou poliéster, e por mais que sejam resistentes para esse tipo de lavagem, a dica é sempre deixar eles protegidos para não os danificar, e não faça isso muitas vezes para não desgastar o calçado. Continue lendo o texto para aprender a conservá-los. 

Veja também: Não jogue FORA! Veja como resolver os sapatos apertados

Dicas para lavar sapatos na máquina e conservá-los da melhor maneira: 

  1. Antes de iniciar à lavagem, é importante retirar qualquer lama ou pó acumulado no interior. Em seguida, bata os sapatos em um ambiente externo para não sujar os móveis e o chão, e esfregue-os com uma escova de cerdas macias. 
  1. Se o calçado tiver palmilha removível, retire-a e coloque-a em uma rede antes de lavá-la ou lave-a à mão, utilizando sabão de Marselha e bicarbonato de sódio. 
  1. Já os cadarços, você pode desamarrá-los e lavá-los junto com os sapatos. Se forem escuros, para evitar que desbotem, lave-os à mão. 
  1. Para a lavagem, utilize uma rede de proteção, que pode ser encontrada no mercado e muito útil para proteger a roupa na máquina de lavar. Escolha sempre um ciclo de lavagem a frio, no máximo 20 graus, delicado e com as velocidades de centrifugação mais baixas possíveis. Utilize detergentes líquidos e nunca em pó, para evitar que resíduos fiquem presos entre as fibras do tecido. 
  1. Para remover qualquer mancha na borracha do calçado, você pode utilizar a borracha mágica. Basta molhá-la, torcê-la e esfregá-la onde está sujo. Caso não tenha uma rede na hora da lavagem, você pode enrolar os sapatos em uma toalha. Para evitar o barulho dos sapatos quando o cesto gira, você pode prender os cadarços na porta ao fechá-la. 

Veja também: 3 motivos para incluir o scarpin na sua coleção de sapatos

você pode gostar também